Samu na macrorregião Noroeste iniciará atividades em 30/9

Com sede em Patos de Minas, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai ter 21 bases descentralizadas 

  • ícone de compartilhamento

Mais de 700 mil pessoas na macrorregião de Saúde Noroeste serão atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu. A sede do serviço fica em Patos de Minas, com início das atividades do Samu Regional Noroeste prevista para 30/9/2022.

Pedro Lucas Pereira

São 33 municípios beneficiados com 30 ambulâncias (23 unidades de suporte básico e 7 unidades de suporte avançado)  para o atendimento de pessoas em situação de urgência ou emergência, com risco de sequelas ou até mesmo de morte.  “A prioridade é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível em quadros de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica ou psiquiátrica, por exemplo”, explica a superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, Noemi Portilho. 

Além da frota de ambulâncias, foram investidos mais de R$ 1,5 milhão na reforma do prédio em Patos de Minas, por meio de recursos de contrapartida do município de Patos de Minas. Quatro microrregiões de Saúde serão atendidas: Patos de Minas (com 11 cidades), São Gotardo (7 cidades), João Pinheiro (3 cidades) e Unaí (12 cidades). 

A gestão do Samu fica a cargo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste (Cisreuno). Além da sede em Patos de Minas, o Samu Regional Noroeste conta ainda com 21 bases descentralizadas, localizadas nos seguintes municípios, conforme tabela neste link

Atendimentos

Os cidadãos do Noroeste mineiro terão um serviço de qualidade, que vai promover o cuidado com a saúde e o atendimento ágil, eficiente e em tempo hábil, além de inserir os municípios na rede de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para a superintendente Noemi Portilho, a implantação Samu na região “é a realização de um sonho que se concretiza para todos os municípios da macrorregião noroeste”. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência vai contribuir para a diminuição de óbitos, tratamento adequado para a população com enfermidades crônicas, aumento da disponibilidade dos serviços públicos de saúde, além do socorro imediato em acidentes de diversas naturezas. “O Sistema Único de Saúde deve estar sempre aberto a atendimentos de qualidade, devendo adaptar-se à realidade das regiões e da sociedade local” completa a superintendente da SRS Patos de Minas.  A entrega simbólica das novas instalações do prédio em que vai funcionar a Central Única de Regulação do Samu Regional Noroeste ocorreu em 30/8.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.  



Últimas