Samu 192 será implementado em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte

Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti visitou cidades para falar aos prefeitos também sobre ações preventivas, como a vacinação

SES / Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na segunda-feira (4/7), de reunião com prefeitos e secretários municipais de Saúde de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Durante o encontro, na sede da Associação dos Municípios da RMBH (Granbel), o secretário Fábio Baccheretti discorreu sobre a covid-19 e a perspectiva de instalação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) nas cidades da região.

Em relação à covid-19, Baccheretti chamou a atenção dos participantes para a importância da vacina, pedindo a eles que “invistam todos os esforços na vacinação”. Após aumento recente de registros de novos casos, a doença deve apresentar tendência de queda nos próximos dias, explicou o secretário, destacando que não houve aumento de internações e que são poucas as chances de haver uma sobrecarga nos serviços de saúde do estado.

“A ideia é que os municípios ampliem a chamada vacinação extra-muro, que consiste em levar postos volantes a locais de grande concentração de pessoas, como praças e shoppings, e que ofereçam não só a vacina contra a covid, mas também outras do calendário, como gripe, sarampo e pólio, para evitarmos o ressurgimento destas doenças. Invistam nisso”, reforçou.

O secretário também falou sobre o programa Vacina Mais, iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e Conselhos de Secretários de Saúde para mostrar que as vacinas são eficazes e seguras, além de incentivar a vacinação infantil.

Questionado sobre o posicionamento do estado acerca do uso de máscaras, Baccheretti reafirmou que a decisão cabe aos municípios, que estão na ponta e sabem sobre as peculiaridades de sua localidade. “Há cidades, por exemplo, com grande uso de transporte coletivo e com maior concentração de pessoas. O estado apoia qualquer iniciativa que seja adotada”, destacou.

Agilidade

Ao tratar da implantação do Samu 192 na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o secretário falou sobre a finalização dos convênios com os cinco consórcios que cuidarão da operação do sistema nas 34 cidades.

Já a secretária-adjunta de Saúde de Belo Horizonte, Taciana Malheiros, destacou a ampliação e a mudança da central de regulação do Samu da cidade, que vai ser transferida nas próximas semanas para a sede do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), no bairro Buritis, o que proporcionará mais agilidade ao serviço.

Para a presidente da Granbel e prefeita de Vespasiano, Ilce Rocha, a presença do secretário estadual mostra a importância dos municípios da RMBH. “Esperamos a conclusão da implantação do Samu 192 na região, suprindo o vazio existente em várias cidades”, reforçou a prefeita.

Outro assunto abordado na reunião foi a Política de Descentralização do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (PDCEAF), programa ao qual mais de 500 municípios já aderiram.

Baccheretti explicou sobre o incentivo financeiro da SES-MG para o investimento em estrutura física das farmácias das cidades que aderirem ao PDCEAF. Segundo o secretário, o número de medicamentos disponibilizados tende a crescer, bem como o número de usuários, para os quais a distribuição do remédio no próprio município de residência vai facilitar acesso ao tratamento e evitar deslocamentos a unidade da Farmácia de Minas, em BH.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.