Romeu Zema visita feira Megacana Tech Show, no Triângulo Mineiro

Em mais um “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com prefeitos da região

Crédito: Marco Evangelista/Imprensa MG

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, visitou, na manhã desta quinta-feira (8/8), o evento Megacana Tech Show, em Campo Florido, no Triângulo Mineiro. A feira, promovida pela Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Campo Florido (Canacampo) e Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), está entre as maiores do país voltadas para o setor sucroenergético e reúne usinas, produtores rurais, fornecedores e empresários do ramo.

“Eu tenho feito questão, no meu governo, de privilegiar todo evento de produtor, porque quem carrega esse Estado e esse país é quem produz, tanto no campo quanto na cidade”, disse o governador, durante a solenidade, que também contou com a presença dos secretários Germano Vieira (Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável) e Ana Valentini (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e do presidente da Fiemg, Flávio Roscoe. Antes da cerimônia, Romeu Zema se reuniu com prefeitos para ouvir as demandas da região.

O governador enalteceu a capacidade produtiva do Triângulo Mineiro, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e afirmou que a desburocratização poderá contribuir ainda mais para o desenvolvimento do setor.

“As melhores produções de cana-de-açúcar do mundo estão exatamente aqui nesta região. E, hoje, reunido com prefeitos e produtores, eu vejo que poderia ir além. Eles já têm a melhor produtividade do mundo, mesmo enfrentando uma série de obstáculos, que muitas vezes dependem do Estado. Burocracia, lentidão em licenças, em autorizações, falta de estradas pavimentadas. O Estado no Brasil, nos últimos tempos, tem se transformado num Estado que restringe, que dificulta o desenvolvimento, e, apesar disso, o setor privado tem avançado”, afirmou.

Outro ponto levantado por Zema foi a importância do agronegócio para a geração de empregos em Minas Gerais. “Tivemos a criação de 88 mil novas vagas de trabalho, de acordo com o Caged, no primeiro semestre, e esse bom resultado nós atribuímos ao agronegócio. Então, essa atividade tem de ser bem tratada e, nos últimos anos, não foi. Mas com o novo governo federal e com o nosso governo aqui em Minas, eu tenho absoluta certeza de que isso está mudando e o agronegócio vai ter todo o respeito e reconhecimento que ele sempre careceu”, disse.

O incentivo ao agronegócio é um dos objetivos do acordo de cooperação entre Emater-MG e Siamig, assinado durante a solenidade, como explicou a secretária Ana Valentini. “É um convênio para o desenvolvimento de alguns projetos na área de inovação que a Emater vai fazer em parceria com a Siamig para beneficiar os produtores do Triângulo Mineiro”, explicou.

Já o secretário de Meio Ambiente, Germano Vieira, ressaltou que o investimento em energia limpa é uma prioridade. “Minas Gerais é um dos únicos Estados que possui um Plano Estadual de Mudanças Climáticas. Ele foi feito em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento e uma das diretrizes é justamente investimento público e privado na geração de energia limpa. Então, fotovoltaica, eólica e biomassa são tendências fortes hoje, de um desenvolvimento seguro, moderno e ambientalmente sustentável, que o Governo de Minas fortemente fomentará nesses próximos quatro anos”, disse.

Encontros

Na tarde desta quinta-feira (8/8), o governador Romeu Zema cumpre agenda em Ituiutaba, também no Triângulo Mineiro, onde se encontra com empresários e prefeitos da região.