Romeu Zema visita escola em Monte Carmelo do projeto Mãos à Obra

Programa já investiu cerca de R$ 216 milhões em reformas em mais de mil escolas mineiras; governador também esteve em Coromandel

O governador Romeu Zema visitou nesta sexta-feira (18/12) em Monte Carmelo, no Alto Paranaíba, as obras da Escola Estadual Dona Sindá, contemplada no programa Mãos à Obra, que prevê a revitalização de escolas públicas do Estado com reformas e melhorias. Já foram investidos R$ 216 milhões em obras, que contemplaram mais de mil diferentes escolas em cerca de 430 municípios mineiros.

“A escola Dona Sindá é uma das mais de mil unidades escolares de Minas que estão passando por reformas. Nos últimos anos, nenhuma escola em Minas recebeu qualquer tipo de intervenção e os problemas foram surgindo.  Aqui foi trocado o telhado, toda a iluminação interna, os banheiros foram reformulados e está sendo feita uma via de acesso ao segundo pavimento, de forma que a escola ofereça segurança e conforto aos alunos. O programa está sendo desenvolvido em todo o Estado e está naquilo de a gente devolver aos cidadãos aquilo que ele paga de impostos”, afirmou o governador.

Pedro Gontijo / Imprensa MG

As escolas atendidas pelo programa são definidas pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), considerando a situação crítica e urgências para a realização da obra. Em 2019, foram feitas visitas às unidades para fazer um diagnóstico. O município de Monte Carmelo conta, ainda, com reformas de outras cinco instituições estaduais.

Obras necessárias

A Escola Estadual Dona Sindá foi contemplada com quatro obras, com valor superior a R$ 650 mil. São intervenções e reparos no telhado, rede elétrica, muros, reconstrução da arquibancada da quadra, alteamento do muro e a construção de uma rampa de acessibilidade, assim como a adequação de banheiros acessíveis.

A unidade escolar, que tem mais de 63 anos, atende cerca de 560 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental, entre 6 e 11 anos. São aproximadamente 50 servidores lotados na escola. A diretora da instituição, Lilian Daniela Macedo Gomes da Silva ressaltou a importância das intervenções para melhorar o atendimento aos alunos.

“É a primeira reforma de grande porte que a gente recebe, como a rampa e banheiro de acessibilidade, pois nossa escola atende crianças especiais. Isso é muito importante para nós, pois temos uma comunidade participativa, atenta à escola, e que está muito feliz com a obra”, afirmou a diretora.

Assistência Social

Cumprindo o compromisso firmado durante a campanha de não receber o salário até que todo o funcionalismo público esteja recebendo seus proventos em dia, o governador Romeu Zema visitou a Associação Luta pela Vida, que há 30 anos realiza serviços sociais em Monte Carmelo. Zema repassou à instituição R$ 3.982,44, referente à metade de seu salário.

A instituição atende 110 crianças e adolescentes - desde bebê até 15 anos -, todas em situação de vulnerabilidade social e moradoras do município. Indiretamente, são 1,5 mil pessoas atendidas pelo projeto, incluindo as famílias das crianças.

“A doação vem em boa hora, vamos aplicar nas cestas para as famílias carentes. Fiquei surpreso em ver um governador doar um salário para a instituição, coisa que eu nunca tinha visto. O fato de ele se dispor a vir conhecer nosso trabalho mostra que a associação é importante para a sociedade e ele é uma pessoa que enxerga longe, que o trabalho social é tão importante em um momento tão crítico que estamos vivendo”, afirmou o fundador da Associação Luta pela Vida, Osvaldo Antônio da Silva.

Coromandel

Cumprindo mais um Giro pelo Estado no Alto Paranaíba, o governador participou ainda na manhã desta sexta-feira (18/12) da inauguração da 2ª Vara Cívil, Criminal e da Infância e Juventude na Comarca de Coromandel, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Pedro Gontijo / Imprensa MG

Com a inauguração, Coromandel passa a ter duas Varas. A então Vara Única da Comarca passa a ter a denominação e a competência de 1ª Vara Cível, Criminal e de Execuções Penais. A estrutura local passará a contar com dois assessores de juiz, um gerente de secretaria e cinco cargos de oficial judiciário.

“Fico satisfeito de estar de volta à Coromandel neste momento em que a 2ª Vara está sendo instalada para dar mais celeridade aos serviços públicos da cidade e região. O Tribunal de Justiça tem investido pesado na automação, digitalização de processos, para que seja mais célere e, consequentemente, mais justa. Temos trabalhado a quatro mãos e aquilo que o Tribunal de Justiça depende de nós tem sido feito em prol do povo mineiro”, afirmou o governador.

O presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, destacou que o órgão vem desenvolvendo um Plano de Aceleração de Obras, com a entrega de novas estruturas do tribunal no interior de Minas, com foco na construção e a reforma de fóruns. O objetivo, segundo o presidente, é garantir melhor atendimento à população, facilitando ainda o acesso à Justiça.

“O Poder Judiciário tem a responsabilidade de, com os recursos possíveis, e mesmo num cenário de dificuldades financeiras, estabelecer, com responsabilidade, ações que possam contribuir para modernizar e racionalizar os trabalhos. É o que buscamos fazer aqui: entregar ao cidadão coromandelense uma prestação jurisdicional mais célere e eficaz”, afirmou o presidente do TJMG, Gilson Soares.

Também participaram das agendas com o governador a deputada federal Greyce Elias, os deputados estaduais Bosco, Luiz Humberto Carneiro e Leonídio Bolças; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio; prefeitos, vereadores, representantes de outros Poderes, entidades, associações e lideranças regionais.