Governador se reúne com prefeitos e representantes do setor produtivo do Centro-Oeste

Chefe do Executivo destacou trabalho para simplificar a vida do empreendedor, reduzindo burocracias e custos para gerar emprego e renda aos mineiros

O governador Romeu Zema cumpriu, nesta segunda-feira (9/8), agendas de trabalho no Centro-Oeste mineiro. Pela manhã, Zema se reuniu com prefeitos, vereadores e representantes do setor produtivo em Lagoa da Prata. Já na parte da tarde, o governador visitou a Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, em Japaraíba, premiada diversas vezes em competições nacionais e com resultados acima da média do estado na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Em Lagoa da Prata, Zema visitou a empresa LM Moto, que está planejando novos investimentos no município. Durante coletiva à imprensa, o governador ressaltou a importância do programa Minas Livre para Crescer, que visa simplificar a vida do empreendedor, reduzir burocracias, custos e gerar emprego e renda. A prefeitura é uma das 92 cidades que já implementaram o programa em âmbito municipal.

Cristiano Machado / Imprensa MG

“O motivo da minha visita é estar próximo do gestor municipal, estar com o setor produtivo. Visitei agora há pouco uma empresa que vai investir mais de R$ 20 milhões e criar mais de cem empregos. Estamos simplificando a legislação tributária, regulamentação ambiental para que o empreendedor não fique esperando a burocracia do Estado e gastando rios de dinheiro e contratação de consultorias”, defendeu o governador.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, destacou os resultados alcançados por Minas na atração de investimentos.

“Estamos trabalhando para ter um estado mais célere no Corpo de Bombeiros, no Meio Ambiente, na Vigilância Sanitária, e tudo isto sem prejuízo à responsabilidade. Isto está culminando em um estado que gera muito emprego, reconhecidamente como um dos melhores para se empreender e que tem atraído investimentos como nunca na história de Minas Gerais. Nos últimos 30 meses, já alcançamos o número de R$ 130 bilhões de investimentos para o estado”, afirmou Passalio durante o encontro com o setor produtivo.

Gestão eficiente

O prefeito de Lagoa da Prata, Di Gianne Nunes, professor de carreira da rede estadual de ensino, destacou os avanços alcançados pela gestão do governador Romeu Zema, tanto na área da educação quanto para o trabalho no município.

“Acompanho o governador de duas maneiras, porque há mais de 20 anos leciono na rede pública e, agora, como prefeito. A rede estadual estava sucateada. E tudo foi sendo arrumado aos poucos, como a questão principal do salário dos servidores. Antes, a gente não tinha data para receber, qual dia seria - e isso já foi sanado. Nós estamos vendo o governo arrumando as coisas degrau por degrau. É uma gestão muito eficiente que nos inspira e nos coloca no caminho para a gente continuar nesta rota certa”, afirmou o prefeito.

Cristiano Machado / Imprensa MG

O presidente da Câmara de Dirigentes e Lojistas (CDL) de Lagoa da Prata, José Raimundo, também destacou que o trabalho desenvolvido pelo governo pode auxiliar na retomada do crescimento do município e da região.

“Lagoa da Prata tem apenas 50 mil habitantes, mas tem um enorme potencial. Estamos trabalhando para que o nosso município retome o título de ‘princesinha do Centro-Oeste’. Com uma regulamentação na questão tributária, podermos crescer ainda mais. Não podemos perder para outros estados, temos que deixar e investir o nosso dinheiro aqui em Minas”, afirmou.

Caminhada de conscientização

Ainda em Lagoa da Prata, Zema caminhou pelas ruas da cidade, onde conversou com comerciantes e a população em geral, além de distribuir máscaras lembrando dos cuidados contra a covid-19. O governador também conversou com os profissionais do Hospital São Carlos.

A diretora administrativa da instituição, Danielle Saraiva, agradeceu pelo empenho do Governo de Minas para regularizar os repasses para a saúde e auxiliar o município no combate à pandemia.

“Vivemos tempos difíceis em relação a outras gestões com atrasos de repasses, a gente passava aperto com folha de pessoal, pagamentos médicos. Mas, com a sua gestão, a gente pode fazer aquilo que a gente sabe fazer de melhor, que é assistir bem à população”, afirmou a profissional de saúde.

Japaraíba

Na parte da tarde, em Japaraíba, Romeu Zema visitou a Escola Estadual Padre Pedro Lamberti, premiada diversas vezes premiada em competições nacionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) e com resultados acima da média do estado na última avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Cristiano Machado / Imprensa MG

O prefeito de Japaraíba, Écio José de Sousa, cidade com apenas quatro mil habitantes, comemorou a visita do governador na cidade e aproveitou para destacar os resultados da instituição.

“Esta escola é sempre premiada, com boas colocações no Ideb. Daqui já saíram muitos médicos, advogados, a escola fornece muita mão de obra qualificada para os municípios ao redor da nossa cidade”, afirmou.

Participaram das agendas com o governador deputados federais e estaduais, entre eles o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes, além do secretário de Estado de Governo, Igor Eto, e do presidente da Associação Mineira dos Municípios (AMM), Julvan Lacerda.