Romeu Zema se reúne com prefeitos da Granbel para discutir ações de combate ao coronavírus

Encontro com gestores municipais tratou sobre as medidas de prevenção da doença e a reativação gradual e segura da economia

No encontro, o governador pontuou as principais ações realizadas pelo governo em apoio aos municípios

Finalizando as rodadas de reuniões com prefeitos de todas as regiões mineiras, o governador Romeu Zema discutiu nesta quarta-feira (20/5), na Cidade Administrativa, com prefeitos que integram a Granbel (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte)­ ações de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus no estado. Zema e os gestores municipais também debateram sobre a retomada gradual e segura das atividades econômicas em suas cidades.

Romeu Zema pontuou as principais ações realizadas pelo governo em apoio aos municípios, como a antecipação de recursos para a Saúde, a construção de um Hospital de Campanha em Belo Horizonte, a compra e manutenção de respiradores e a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Além disso, o governador destacou a antecipação das medidas de isolamento social e a suspensão das aulas.

“Minas Gerais tem caminhado de forma bem adequada. Infelizmente já tivemos 177 óbitos, mas quando comparamos com outros estados proporcionalmente à população, somente Mato Grosso do Sul hoje tem um número menor do que o nosso. Isso não quer dizer que nós estamos com a guerra vencida. Talvez a primeira batalha tenhamos conduzido de forma adequada, mas há muito por ser feito”, afirmou o governador.

Zema ainda ressaltou o trabalho dos prefeitos e o esforço do estado para a estruturação do sistema público de Saúde. “Com o incremento e a reativação de leitos de UTI, Minas está muito mais bem preparada para enfrentar a pandemia. Agradeço o empenho dos prefeitos. Todos eles têm feito um belíssimo trabalho, com a conscientização da população, e isso é fundamental”, finalizou.

Ações

A antecipação das medidas pelo governo de Minas também foi avaliada pelo secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, como fundamentais para o controle do número de infectados.

“Quando começamos a preparar o estado para o enfrentamento da pandemia, nós repassamos o que tínhamos de recursos disponíveis naquele momento, tanto para as prefeituras quanto para os hospitais. Para o Pro-Hosp, nós conseguimos fazer um pool e repassamos R$ 70 milhões. Isso correspondeu a quatro meses em uma parcela única. Foi importante para os hospitais se estruturarem, principalmente na compra de EPIs. Para os hospitais da capital, que têm gestão compartilhada, foram enviados R$ 21 milhões. Já para as UPAs, que são as portas de entrada, repassamos R$ 60 milhões. Isso tudo em parcela única. Para as prefeituras, de uma forma geral, enviamos R$ 31 milhões”, afirmou o secretário de Saúde.

Carlos Eduardo Amaral também disse que estes resultados permitem ao estado a implantação segura do Programa Minas Consciente, que prevê a reativação gradual das atividades econômicas, sempre colocando a saúde da população em primeiro lugar. “O programa veio com a ideia de termos uma uniformidade, para que todos pudessem falar a mesma língua. É muito importante para medirmos e tomarmos as decisões de forma conjunta. Se tivermos muitas diversidades isso pode sobrecarregar o conjunto”.

Parceria e resultados

O secretário de Governo Igor Eto destacou as ações dos gestores municipais na condução da pandemia. “O trabalho de todos os prefeitos neste cuidado é o que vem fazendo Minas Gerais ter esta performance e ser uma das melhores do Brasil, em um universo onde, infelizmente, nós temos milhares de perdas e uma grave crise de Saúde”, afirmou.

O presidente da Granbel e prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, também ressaltou a atuação dos prefeitos e o momento de união para superar as dificuldades. “A nossa preocupação é o que fazer principalmente com as cidades menores, que não têm esta capacidade de poder atender com UTIs. Sabemos que eles têm esta deficiência, mas acho que é o momento de estarmos unidos e ouvir do governador esta palavra de apoio, mesmo sabendo das dificuldades que o governo atravessa e que não se faz milagre quando o caixa está vazio”, disse, lembrando da importância dos parlamentares mineiros na aprovação de projetos estruturantes.

A prefeita de Vespasiano, Ilce Alves, falou sobre a importância de buscar soluções conjuntas. “Os prefeitos estão solidários e dispostos a unir forças com o governo para que a gente possa vencer as batalhas e colocar no passado todas as dificuldades que estamos vivendo. Parabéns aos prefeitos que se uniram e que agora levaram, junto do governo, Minas a este patamar”, afirmou.

A preocupação com a economia também foi compartilhada pelo prefeito de Matozinhos, Antônio Divino de Souza. “Estamos somando esforços nesta direção, para manter os indicadores de Minas Gerais. Matozinhos tem trabalhado para controlarmos a pandemia e não morrermos por uma outra epidemia, que é a ‘quebradeira’ que isso vai causar”, disse.

O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, esclareceu pontos do Programa Minas Consciente aos prefeitos, apresentando os principais indicadores e cronogramas. A diretora-geral da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Mila Costa, também participou da reunião.