Romeu Zema recebe relatório do 2º Assembleia Fiscaliza

Governador ressaltou parceria com o Legislativo em Minas e apontou resultados obtidos por sua gestão em 2019

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema recebeu nesta segunda-feira (16/12), da Assembleia Legislativa de Minas, relatório-síntese do 2º ciclo do Assembleia Fiscaliza. O documento foi entregue pelo presidente da Casa, deputado Agostinho Patrus, e traz os resultados do ciclo de reuniões realizadas com a presença dos secretários de Estado e deputados durante debates sobre as políticas públicas estaduais.

Durante o evento, o governador ressaltou a parceria de seu governo com os deputados estaduais e o trabalho desenvolvido pelo Legislativo junto ao Executivo. “A Assembleia tem acompanhado de perto o trabalho do Executivo, feito sugestões, cobrado e isso é muito bom. Uma gestão boa rima com uma governança boa e isso eu tenho certeza que essa atual gestão da Assembleia está fazendo, e muito bem”, afirmou.

Romeu Zema aproveitou a presença de secretários de Estado e de deputados para apontar algumas conquistas obtidas em 2019 e os planos para 2020.

“Aquilo que depende do Poder Executivo tem sido feito: redução de despesas, revisão de contratos, nunca o Estado de Minas economizou tanto como neste ano de 2019. O encerramento está breve e os números dirão por si só o que foi feito. Lógico que as medidas serão potencializadas em 2020, porque no decorrer do ano é que nós fomos adotando essas medidas. Nós preparamos a casa este ano para, em 2020, realmente termos condição de terminarmos o ano em uma situação muito diferente daquela que estamos iniciando”, completou, citando a criação de cerca de 124 mil empregos de janeiro a outubro no estado e a atração de pelo menos R$ 50 bilhões em investimentos por meio de protocolos de intenção assinados com empresas, valor que superou todo o investimento obtido nos últimos quatro anos em Minas.

Parceria

O governador também citou a importância de manter a parceria com o Legislativo em 2020 em torno de novos projetos que serão enviados para a Casa pelo Executivo. “Nós enviaremos, no início do ano, aquilo que alguns estados já aprovaram: a reforma da previdência do funcionalismo público, a reforma administrativa e também a venda de ativos. Conto muito com a sabedoria, com a boa vontade dos deputados desta Casa aqui. O futuro de Minas está nas mãos de vocês. Como se diz: ‘o Judiciário julga o passado, o Executivo faz o presente, e o Legislativo traça o futuro’”, finalizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, Agostinho Patrus, reforçou a parceria entre Executivo e Legislativo para recuperar as contas de Minas Gerais.

“Nós entendemos que o Parlamento pode contribuir e, por isso, o Assembleia Fiscaliza: para a busca conjunta da solução para os problemas. Trago elogio à questão da Segurança, pela diminuição dos crimes violentos, e também ao crescimento do número de empregos no nosso estado, o que faz com que a população não precise migrar para outras regiões do país para buscar emprego. Nós entendemos, e faço questão de repetir, que o problema por que passa Minas Gerais não é só de um setor, mas um problema em que a Assembleia também é parte dessa solução e deve buscá-la em conjunto com o Executivo”, destacou.

Devolução

O presidente da ALMG também entregou ao governador Romeu Zema cheque simbólico no valor de R$ 46,1 milhões, relativo à economia feita pelo Legislativo em 2019.

“Procuramos neste ano reduzir os nossos gastos, reduzir nos deslocamentos que eram feitos pelo estado, reduzir também nas despesas da Casa para que hoje nós pudéssemos lhe entregar um recurso que nós economizamos durante 2019 para que seja usado em obras na área da Saúde como definiram aqui os líderes. É pequena contribuição, mas uma demonstração do esforço de todos”, finalizou.

Também participaram da cerimônia os secretários de Estado de Governo, Bilac Pinto; de Planejamento e Gestão, Otto Levy; de Fazenda, Gustavo Barbosa; de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos; o secretário-geral, Igor Eto, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas, coronel Edgard Estevo; além de deputados estaduais e outras autoridades.



Últimas