Romeu Zema participa do encerramento do Demoday JA Startup

Programa desenvolvido pelo Estado premia as melhores ideias empreendedoras de jovens mineiros

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Na tarde desta quarta-feira (11/12) o governador Romeu Zema participou da premiação do projeto JA Startup. O programa é o resultado de uma parceria entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Educação (SEE), StartSe e Junior Achievement. As escolas participantes foram Afonsino Altivo Diniz e Padre Camargos.

No programa, foram trabalhados os conceitos de empreendedorismo e apresentados ferramentas e atalhos considerados úteis na criação de modelos de negócios inovadores. As metodologias aplicadas são as mesmas utilizadas no Vale do Silício, região da Califórnia referência no assunto e que inspirou o Demoday.

Ao todo, 56 alunos, organizados em nove equipes, aceitaram o desafio de criar uma startup. Antes de entregar os troféus às vencedoras – uma de cada escola -, Romeu Zema enfatizou que os estudantes tiveram a oportunidade de fazer algo que muitos gostariam, referindo-se ao programa.  
“Considero que vocês são privilegiados. Aproveitem essa experiência, porque um dia essa janela vai fechar e nunca mais vai abrir em suas vidas. Essa quantidade de energia, de tempo e disponibilidade não volta mais. Com o passar do tempo, outras prioridades farão parte da vida de vocês e, com isso, a capacidade de aprendizagem se tornará mais difícil”, explicou.

O governador aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem sobre a importância de ser um profissional dedicado. “Sejam bons naquilo que vocês fazem. Eu tive oportunidade de ver pessoas com mestrado ganharem menos que pessoas que tinham o ensino médio. Porque quem fez o mestrado, muitas vezes, estava procurando apenas título. Ser bom naquilo que faz é que será determinante e que vai fazer de você um bom profissional”, alertou. 

Imersão

Cinco minutos. Este foi o tempo que jovens empreendedores mineiros tiveram para convencer especialistas a acreditarem em suas startups, criadas após três dias e meio de imersão no programa JA Startup. O tempo parece corrido e injusto para quem está de fora deste mundo de empreendedorismo, mas é a realidade de quem quer se destacar no mercado com soluções inovadoras. O sonho de todos é o mesmo: que a ideia seja boa a ponto de ser a próxima empresa Unicórnio – em outras palavras, que o sucesso seja tão grande, a ponto de virar uma empresa bilionária.

Os pitches (as apresentações de cinco minutos) foram avaliados por profissionais experientes no assunto: o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Sede, Rodrigo Mascarenhas; Juliana Veiga dos Santos, representando a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE; o fundador da StartSe, Junior Borneli; a sócia da FAZ Makerspace, Andrea Lopes Costa Ribeiro; e o professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da UFMG, Hermes Aguiar Magalhães. Os melhores pitches foram das startups C2U, que oferece solução para o mercado de moda personalizada, e TechNing, voltado para a área educacional.

Os avaliadores também escolheram as duas como melhores startups. As outras startups criadas foram Arquiteturese, ACF - Combate à Fome, Events Factory, Connect books, Save, Decore-ser, Escoamento comunitário e Vida Vegana. “O Governo de Minas apoia iniciativas como esta por acreditar em ideias inovadoras, em pessoas como vocês”, afirmou o subsecretário Rodrigo Mascarenhas. “Todo mundo que acredita consegue alcançar o que desejou em algum momento. A StartSe é um exemplo de sucesso. Acreditem no potencial, mas façam de tudo para que aconteça”, declarou Junior Borneli.

Nesta quinta-feira (12/12), as equipes vencedoras visitarão quatro grandes empresas reconhecidas no mundo das startups: a WeWork, a Méliuz, a BeGreen e a ThoughtWorks, propiciando uma imersão em suas culturas organizacionais e um momento de troca de informações, com objetivo de que eles conheçam mais sobre o ecossistema de inovação e empreendedorismo.
 



Últimas