Romeu Zema participa do Dia Nacional do Bombeiro

Na solenidade, governador e militares com atuação destacada em Brumadinho foram homenageados

Solenidade foi realizada no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte

Durante comemoração do Dia Nacional do Bombeiro, nesta terça-feira (2/7), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu uma cópia do Plano de Comando dos Bombeiros. O documento, lançado na solenidade, reúne e documenta os projetos em curso na corporação, como a expansão da atuação, inovações e formas de atendimento da população em todo o território mineiro.

Também na solenidade, Romeu Zema foi agraciado com a comenda Bombeiro Honorário, a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Outras personalidades com atuação destacada na corporação, entre elas o vice-governador Paulo Brant, foram agraciadas com a Medalha da Ordem do Mérito Imperador Dom Pedro II. Os principais contemplados homenageados foram os militares que atuaram no salvamento e atendimento às vítimas em Brumadinho, após o rompimento da barragem, em janeiro deste ano, e também na força-tarefa de ajuda humanitária em Moçambique, em março, após a passagem de ciclones no país.

Em discurso, Romeu Zema destacou o trabalho e o empenho dos bombeiros militares em todas as situações, mas em especial em Brumadinho, onde as buscas por vítimas continuam. “É um prazer enorme receber essa condecoração. Os Bombeiros dispensam comentários. É uma instituição que só nos tem dado orgulho. Em Brumadinho, vi e presenciei de perto o trabalho de vocês. O que estava ao meu alcance foi feito. Agradeço o empenho”, afirmou.

O governador Romeu Zema e o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Edgard Estevo (Crédito: Renato Cobucci/Imprensa MG)

O governador citou os esforços de sua gestão em garantir melhores condições aos servidores públicos. “Todos vocês sabem, têm recebido os salários parcelados, seu décimo terceiro parcelado. Temos feito tudo o que está ao nosso alcance, mas como governador não posso fugir a nossa responsabilidade. Por mais que nós façamos, não será suficiente. O Brasil e Minas dependem de reformas. Estamos em um momento decisivo. O que vai acontecer nos próximos dias em Brasília é semelhante ao que ocorreu há 25 anos com o Plano Real. Com o fim da inflação todos nós ganhamos, com o equilíbrio das contas púbicas todos nós vamos ganhar”, finalizou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edgard Estevo, também ressaltou o trabalho da corporação em Brumadinho e em Moçambique. “O sucesso em ambas as operações se deu graças à capacitação e muitas qualidades dos nossos bombeiros militares. Não obstante os bons resultados obtidos, a estruturação da nossa corporação, para fazer frente a demandas dessa magnitude, ergue-se como imperativo desafio, cuja parceria com outros atores é imprescindível”, disse.

Integração inédita

O coronel Edgard Estevo ainda destacou o apoio do governo para realizar uma integração inédita da instituição com as demais forças de segurança do Estado. “Entre as razões de termos alcançado um resultado tão efetivo em Brumadinho estão o apoio irrestrito do Governo do Estado, que confiou na corporação, bem como a integração inédita com todos os órgãos que atuaram na ocorrência, o que demonstra maturidade profissional e consciência institucional”, completou.

De acordo com o coronel Edgard Estevo, o plano é fruto de um planejamento estratégico da corporação. “A eficiência de nossa atuação diária reverbera em todos os âmbitos. Reconhecemos, hoje, uma instituição que cresce de forma planejada, tendo como diretriz o plano de comando, que se encontra no momento de lançamento de sua terceira edição, firmemente alinhado com o plano estratégico do Governo do Estado. Nossa atuação outrora reativa é muito mais organizada. Nossa gestão tem objetivo diário e incansável de planejar e pensar uma instituição que seja referência para o país”, explicou.

Presenças

Também participaram da cerimônia o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado estadual Agostinho Patrus; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas, desembargador Nelson Missias; o comandante da IV Região Militar, general Altair José Polsin; o comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica, brigadeiro do ar, Mário Sérgio Rodrigues; o comandante da Capitania dos Portos, capitão Nicácio Satiro; o presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas, coronel James Ferreira; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas, desembargador Rogério Medeiros; o procurador-geral de Justiça adjunto, Márcio Eli; o defensor público-geral do Estado, Gério Patrocínio Soares; o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Giovanne Gomes da Silva; o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto; o chefe do Gabinete Militar do Governador, coronel Rodrigo Souza; o chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Erlon Dias; demais secretários de Estado, deputados e autoridades militares.