Romeu Zema participa de solenidade de formatura de 79 delegados de Polícia Civil

O governador foi o paraninfo da turma e destacou as ações de sua gestão voltadas à segurança pública

imagem de destaque
Governador Romeu Zema destacou a importância do investimento em segurança pública
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, foi o paraninfo da formatura de 79 novos delegados de Polícia Civil (PCMG), que completaram o Curso de Formação Técnico-Profissional. A cerimônia foi realizada nesta quinta-feira (17/10), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

Romeu Zema enfatizou, em seu discurso, o esforço do Governo de Minas para viabilizar a incorporação dos novos profissionais. “Em um Estado que está financeiramente debilitado, a última coisa que nós deveremos procurar é a soma de despesas. Sabemos da necessidade de investir na segurança pública. Por isso, estamos aqui, hoje, formando 79 delegados”, afirmou.

O governador lembrou algumas dificuldades enfrentadas pelos servidores, como o parcelamento dos salários e a falta de aumentos salariais, mas garantiu que o Executivo tem feito tudo o que está ao alcance para reverter essa situação.

“Tenho consciência disso, mas estou aqui, em nome de 21 milhões de mineiros, para dizer que temos milhares de desempregados que estão há anos sem ter uma renda digna. Muito do que queremos fazer no Estado depende de mudanças legais. É hora de fazermos um sacrifício em nome daqueles que não têm o que colocar à mesa. Essa é a visão do meu governo”, completou, citando a importância de um papel de liderança entre os novos delegados. “Vocês ocuparão um cargo de liderança. Cabe ao líder fazer dar certo, mudar a situação para melhor. Para serem líderes, vocês farão uso de um recurso muito importante, que é a capacidade de se comunicar. Liderar é comunicar”, disse.

No atual governo, a Segurança Pública voltou a ter papel de destaque com investimentos em áreas estratégicas. Em setembro, 119 novos escrivães de polícia foram nomeados pelo governador. Além disso, foram entregues 207 viaturas para unidades policiais de 152 municípios mineiros, por meio de emendas parlamentares e convênios.

Somente neste ano, também foram inauguradas 14 novas unidades policiais. Estão em curso, na Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), 392 investigadores de polícia, que se formarão no próximo mês.

Resultados

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mário Araújo, que foi patrono da turma, citou os resultados obtidos nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.

“Houve queda de 28% nos crimes violentes, 29% no roubo consumado e 14% nos homicídios. Esses indicadores nos enchem de orgulho e retratam nosso trabalho. Há expectativa da chegada de vocês (novos delegados) nas diversas comarcas, principalmente no interior, e temos certeza de que esses indicadores vão melhorar ainda mais”, destacou.

Os resultados da criminalidade em Minas foram divulgados na última terça-feira (15/10) para 12 crimes monitorados pelo Observatório de Segurança Pública. Foram mensurados os índices de homicídio tentado e consumado, roubo, estupro e estupro de vulnerável tentado e consumado, sequestro e cárcere privado, extorsão mediante sequestro, além de furto, extorsão e lesão corporal em todos os 853 municípios do estado. Os dados estão disponíveis na página da Sejusp (www.seguranca.mg.gov.br).
 


O chefe da Polícia Civil de Minas, delegado-geral Wagner Pinto, citou os avanços obtidos pela corporação com o apoio do Governo de Minas.

“O governador, mesmo enfrentando uma grave crise financeira, tem apoiado de forma irrestrita a tão necessária reestruturação da Polícia Civil. Este ano fomos contemplados com a nomeação de delegados, investigadores e escrivães. Isso contribuiu com o nosso quadro e a consequente valorização de quem está na ponta. O governo tem se mostrado sensível a outras demandas e temos avançado para atuar de forma mais eficiente, oferecendo ao povo mineiro segurança pública de qualidade”, completou.

Também participaram da formatura o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), coronel Giovanne Gomes, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, coronel James Ferreira, o procurador-geral de Justiça de Minas, Antônio Sérgio Tonet, os deputados estaduais Sargento Rodrigues, Bosco, Delegada Sheila e Gustavo Mitre, a diretora da Academia de Polícia Civil, delegada-geral Cinara Maria Moreira, entre outros representantes.



Últimas