Romeu Zema participa de mostra empresarial do Nordeste mineiro, em Teófilo Otoni

No “Giro pelo Estado”, governador também se reuniu com profissionais da Saúde, prefeitos e empresários da região

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou, na noite da última quinta-feira (22/8), da abertura da Exponor, maior mostra empresarial do Nordeste mineiro. A feira reúne representantes da indústria e comércio de bens e serviços, varejistas e atacadistas, além de representantes de grandes marcas e fornecedores dos mais diversos segmentos. Em mais um “Giro pelo Estado”, Zema também se reuniu com profissionais da Saúde, prefeitos e empresários locais, e destacou a importância da desburocratização para o desenvolvimento da região.

“Sei que o Vale do Mucuri e o Vale do Jequitinhonha estão entre as regiões menos favorecidas do estado e é uma preocupação do nosso governo trazermos mais oportunidades. O que aconteceu em Minas Gerais nos últimos anos foi, de certa maneira, o que aconteceu no Brasil: um excesso de leis, de regulamentos e complicações para quem investe e produz. Nós estamos derrubando essas barreiras e isso vai privilegiar todo o estado de Minas e, com certeza, mais ainda, as regiões menos desenvolvidas”, afirmou ele, ressaltando que a gestão já está tomando medidas em busca da simplificação, tanto na parte tributária quanto na parte ambiental, principalmente em relação aos prazos. “Queremos que o Vale do Mucuri, a região de Teófilo Otoni, tenha não só comércio como também mais indústria e mais serviços e é nisso que temos trabalhado”, disse.

Durante as agendas, o governador foi acompanhado pelos secretários Igor Eto (Secretaria-Geral), Manoel Vitor de Mendonça Filho (Desenvolvimento Econômico) e Ana Maria Valentini (Agricultura, Pecuária e Abastecimento).

Ana Valentini explicou que o governo também tem iniciativas para reduzir os impactos da seca no Vale do Mucuri e fomentar o desenvolvimento do agronegócio. “A região tem sofrido nos últimos anos com baixos volumes de chuva e isso complica muito a produção agrícola. Então, nós estamos buscando duas linhas de trabalho nesse setor. Uma é a da gestão hídrica, de buscar a construção de pequenos reservatórios de água para garantir a agricultura irrigada. E também estamos pedindo para a nossa empresa de pesquisa, a Epamig, buscar novas tecnologias para essas áreas com pouca chuva”, afirmou.

Antes da visita à feira, o governador se reuniu com estudantes de Administração e Ciências Contábeis da rede de ensino DOCTUM, onde deu uma aula e compartilhou um pouco de sua experiência como gestor.

Hospital Santa Rosália

Na manhã desta sexta-feira (23/8), o governador Romeu Zema visitou o Hospital Santa Rosália, o único dos vales do Mucuri e Jequitinhonha a realizar serviços de alta complexidade e com a única UTI Neonatal da região, atendendo mais de 200 municípios.

Conforme o deputado Neilando Pimenta - que também participou da agenda -, a unidade sofre com falta de recursos e conta com o apoio do poder público para manter os atendimentos. “O hospital esteve em vias de paralisar as atividades por falta de pagamento e nós conseguimos, via governo do Estado, a liberação de aproximadamente R$ 2 milhões, que foi suficiente naquele momento para pagar os salários atrasados dos médicos”, afirmou o deputado, que anunciou, assim como a deputada Laura Serrano, a indicação de novas emendas parlamentares em benefício da unidade hospitalar. Juntas, as emendas representarão um repasse de R$ 700 mil, que serão utilizados para custeio e compra de equipamentos.

Reuniões

Ainda durante a manhã desta sexta-feira (23/8), o governador Romeu Zema se reuniu com prefeitos, para ouvir as demandas da região, e com empresários, principalmente do ramo de joias, para entender as principais dificuldades do setor e buscar formas de facilitar o trabalho do produtor local.