Romeu Zema participa de encontro com empresários italianos e discute atração de novos investimentos para o estado

Governador também se reuniu com servidores da Secretaria de Planejamento de Gestão

imagem de destaque
Econtro com empresários faz parte do esforço do Governo de Minas para atrair novos investimentos e criar empregos
  • ícone de compartilhamento

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, recebeu nesta quinta-feira (13/6), na Cidade Administrativa, empresários italianos, o cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, e representantes da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura, para tratar de investimentos no estado.

O encontro com empresários faz parte do esforço do Governo de Minas para atrair novos investimentos e criar empregos. Romeu Zema ressaltou a preocupação em desburocratizar o Estado, melhorar o fornecimento de energia às indústrias e deixar atrativo o setor de infraestrutura.
 

Nos cinco primeiros meses da atual gestão foram atraídos mais de R$ 4,8 bilhões em novos investimentos, com a expectativa de criação de cerca de 3,7 mil postos de trabalho.

“Estamos aqui para ouvir e resolver os problemas. Contem conosco. Entendemos perfeitamente o que vocês precisam. Quero deixar claro meu convite a vocês para investir em Minas. Temos o maior interesse de ampliar esse parque produtivo. Tivemos boas notícias esse ano, já que Minas gerou 55 mil empregos nos primeiros quatro meses, acima da média dos outros estados”, afirmou o governador durante o encontro, que ocorreu em reunião na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas.

O titular da pasta, Vitor de Mendonça, destaca que o esforço está concentrado em ouvir demandas do setor e responder dúvidas, de forma a atrair cada vez novos investimentos. “Temos tratado também sobre como a expansão das empresas pode ajudar no desenvolvimento regional quando se há preocupação em utilizar produtos locais para atender a indústria”, completou.

Representantes de empresas italianas como a Ferrero, que vem investindo em sua fábrica em Poços de Caldas, no Sul de Minas, e do Grupo Stevanato, que atua na indústria farmacêutica e conta com unidade em Sete Lagoas, na região Central do estado, apresentaram planos voltados para Minas.

“O Brasil é um país estratégico e a apresentação da proposta política e econômica de Minas feita durante o encontro foi fundamental”, destacou o diretor da Ferrero América do Sul, Alessandro Nervegna, citando que o Brasil é o quinto país no mundo que mais consome chocolate.

Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Já o administrador de finanças e controle da Stevanato, Andrea Callegarin, explicou a intenção do grupo em expandir a produção, inclusive com o desenvolvimento de novas plantas. “Acreditamos que o Brasil pode ser uma plataforma para toda a América do Sul”.

Planejamento e Gestão

Romeu Zema também se reuniu, nesta quinta-feira, com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, e com os servidores da pasta. Além dos resultados já alcançados com o programa Transforma Minas, que seleciona profissionais para o governo por meio de processo seletivo, também foram apresentadas durante a visita informações sobre medidas de economia implantadas pela atual gestão, como a informatização dos processos internos e corte no uso de papel e impressões.

“Temos um secretariado competente, temos que valorizar isso no setor público. Temos que ser uma máquina eficiente, produtiva, é o que precisamos fazer para atender a população mineira. Estamos aqui para resolver os problemas de quem precisa. Peço esse comprometimento de vocês”, disse, durante reunião onde também estiveram a secretária adjunta de planejamento, Luiza Barreto, subsecretários, gestores, e responsáveis pelas atividades da Seplag.



Últimas