Romeu Zema participa de cerimônia na Assembleia

Legislativo devolveu ao Executivo recursos economizados durante o ano de 2020

O governador Romeu Zema recebeu, nesta terça-feira (23/2), do presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Agostinho Patrus, um cheque simbólico com a quantia que será devolvida ao Governo de Minas. O valor de R$ 80 milhões corresponde aos recursos que foram economizados pela Casa no exercício anterior.

Durante a solenidade na ALMG, Romeu Zema afirmou que o valor chega em um momento oportuno e será aplicado na saúde. “Desde o início do meu governo, o Executivo procura economizar cada centavo. No entanto, apesar de todo o esforço, o equilíbrio ainda não foi restabelecido. E a maioria das despesas tem ajustes automáticos. Mas tenho confiança de que, por meio dos nossos esforços, o equilíbrio será alcançado”, enfatizou.

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador aproveitou a ocasião para agradecer aos deputados a aprovação da Reforma da Previdência em 2020. “A medida possibilitará alcançarmos o equilíbrio no futuro. O comprometimento do Legislativo tem contribuído muito. O relacionamento sadio do Governo de Minas com os demais Poderes fará com que Minas saia da crise de maneira mais célere”, afirmou.

O deputado Agostinho Patrus afirmou que em meio a tantas adversidades que o Estado atravessa é um dever de cada um dos deputados contribuir de forma significativa para enfrentar de forma conjunta os desafios.

Em função da pandemia, apenas uma parte dos deputados acompanhou a solenidade presencialmente. Os demais assistiram remotamente. Também esteve presente o secretário de Estado de Governo, Igor Eto.

Orçamento

O orçamento para o Legislativo estadual, em 2020, foi de R$ 1,57 bilhão, segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Já para 2021, o orçamento da ALMG é de R$ 1,56 bilhão.