Romeu Zema participa da posse do novo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior

Governador reforçou a parceria com o Ministério Público em prol da população

O governador Romeu Zema participou, nesta sexta-feira (11/12), em Belo Horizonte, da posse do novo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, para o biênio 2021/22. Ele foi nomeado para o cargo no dia 24 de novembro, pelo governador do Estado, sucedendo a Antônio Sérgio Tonet.

Aos 55 anos, Soares Júnior ocupará o cargo de chefia do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pela terceira vez. Durante a nomeação, o governador ressaltou a importância do trabalho desempenhado pelo MP e desejou ao novo procurador-geral de Justiça um mandato de boas realizações.

"Jarbas Soares traz consigo experiência de gestão e diálogo, atributos essenciais para manter a independência da instituição. Qualidades semelhantes também possui Antônio Sérgio Tonet, a quem o Poder Executivo e o povo de Minas agradecem pela atuação, especialmente em momentos difíceis como a pandemia da covid-19 e o rompimento de barragem de Brumadinho. Em tempos tão extraordinários de sofrimento a liderança é um ônus que requer dos servidores públicos habilidades como resiliência, compaixão, humildade e esperança para reconstrução do diálogo em prol da superação", afirmou.

Zema reforçou a parceria do Ministério Público com o Poder Executivo em prol da população. "Tenho encontrado no Ministério Público uma instituição parceira. Destaco aqui dois pilares comuns, que são o combate à corrupção e a eficiência na gestão pública”, disse o governador.

O procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, também enalteceu a parceria entre os Poderes mineiros.

"Creio no Ministério Público, na nossa missão.  Creio que o Ministério Público pode contribuir com as mudanças necessárias em uma sociedade. Cremos nas parcerias com os governos honestos, com os Poderes e a sociedade civil. Acreditamos que as ações do MP podem melhorar o mundo. O Estado de Minas sempre foi campo fértil da convergência", afirmou.

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no MPMG em 1990. Como promotor de Justiça, atuou nas comarcas de Januária, Ouro Preto e Belo Horizonte. Em 2001, foi promovido a procurador de Justiça. Ocupou o cargo de procurador-geral de Justiça entre 2005 e 2008.

Também participaram da cerimônia de posse o vice-governador Paulo Brant; secretários de Estado; senadores e deputados; prefeitos; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Gilson Soares; o procurador-geral de Justiça, Darcy de Souza Filho; o corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais, Luciano França  da Silveira Júnior, representando o Colégio de Procuradores do MPMG; o presidente do CNPG, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen; entre outras autoridades.