Romeu Zema participa da abertura do Senasp Itinerante

Ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública discute melhorias na área em Minas

imagem de destaque
Governador chamou atenção para a integração entre as forças de Segurança em Minas e em todo o território nacional
  • ícone de compartilhamento

O governador Romeu Zema participou, nesta terça-feira (1/12), na Cidade Administrativa, da abertura do evento Senasp Itinerante. A iniciativa, da Secretaria Nacional de Segurança Pública, tem objetivo de aproximar o Ministério da Justiça e Segurança Pública dos órgãos de Segurança dos estados, compreender as principais demandas da área e apoiar o que for necessário para o fortalecimento das forças policiais.

Secretários estaduais e representantes de órgãos da Segurança pública dos quatro estados da região Sudeste estarão reunidos em Belo Horizonte até 3 de dezembro. Além de ouvir as demandas locais, a ação Senasp Itinerante vai apresentar aos estados os programas estruturantes do Ministério da Justiça, divididos em sete temas.

São produtos que abordam, por exemplo, o fortalecimento das instituições de segurança, a valorização dos profissionais do setor e as políticas de prevenção à violência.

Integração

Durante seu pronunciamento, Zema destacou os resultados alcançados de queda dos índices de criminalidade desde o ano passado. “2019 foi o melhor ano da história de redução da violência. Este ano, vamos superar o exercício anterior em vários indicadores”, afirmou.

O governador chamou atenção para a integração entre as forças de Segurança em Minas e em todo o território nacional. “Ninguém pode ser dono dos dados da Segurança. Essas informações existem para ser compartilhadas. Caso contrário, elas perdem a funcionalidade”, alertou.

Diagnóstico 

O secretário Nacional de Segurança Pública, coronel Carlos Renato Machado Paim, também  ressaltou a importância da integração. Segundo ele, caso não haja a união, o crime organizado pode estar um passo à frente do Estado. “O evento é uma oportunidade que encontramos, por regiões, de conversar com diversos atores da Segurança pública para que tenhamos um diagnóstico das demandas dos estados”, explicou.

Já o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, valorizou a importância da realização do evento no estado, e a oportunidade de transformar normas, leis e recursos em soluções para a sociedade. Segundo ele, a integração entre órgãos e setores da Segurança pública é fundamental para o desempenho das ações.

“Nossa sociedade não consegue viver se não tiver segurança pública, por isso a importância deste evento. O crime não tem divisas e fronteiras, e nós precisamos construir soluções integradas para melhorar nossa entrega para a sociedade. É por isso que vemos o evento de hoje como de extrema importância para todos nós”, ressaltou o secretário, lembrando os constantes resultados alcançados de queda dos índices de criminalidade no estado.



Últimas