Romeu Zema participa da abertura da 8ª Fenacampo, em São Gotardo

Governador destaca crescimento da agropecuária e sua importância para a economia mineira

A Fenacampo tem como objetivo fomentar parcerias e negócios para o desenvolvimento do agronegócio regional

O governador Romeu Zema participou, nesta quarta-feira (21/8), em São Gotardo, no Alto Paranaíba, da abertura da 8ª Fenacampo, Feira de Negócios do Alto Paranaíba. A feira tem como objetivo fomentar parcerias e negócios para o desenvolvimento do agronegócio regional. Zema ressaltou a importância da agropecuária e do agronegócio para a economia mineira.

“No primeiro trimestre deste ano, a economia de Minas cresceu 0,6%, e só cresceu por causa do agronegócio no estado, que avançou mais de 7% (em comparação com o mesmo período de 2018). Não fosse o agronegócio em Minas, nós teríamos uma economia muito mais fragilizada. Estou aqui dando esse recado para os produtores rurais de que o Estado tem esse compromisso, e nós já estamos fazendo a simplificação das regras para quem investe, para quem gera empregos”, afirmou o governador, durante a cerimônia de abertura.

Zema ainda defendeu o papel do Estado em se tornar parceiro do empreendedor, melhorando o ambiente de negócios para alavancar o desenvolvimento econômico e retomar a sua capacidade de investimentos.

“Nos últimos anos, o Estado esqueceu que deve estar do lado da sociedade e se tornou contrário à atividade produtiva, requerendo uma série de burocracias e exigências, no nosso entender, totalmente desnecessárias Temos trabalhado arduamente no sentido de simplificar as exigências do Estado. Temos sim que cobrar impostos, preservar o meio ambiente e zelar pela saúde pública, mas não ficar criando regras que não servem para nada”, finalizou o governador.

A Fenacampo é uma feira de negócios que, em 2019, chega a sua 8ª edição, fomentando parcerias para fortalecer o agronegócio regional. Os principais objetivos são levar conhecimentos e novas tecnologias aos produtores da região, proporcionar o contato de produtores com novos fornecedores e oferecer um ambiente ideal para bons negócios. Zema visitou estandes, conheceu serviços e conversou com produtores durante a abertura da exposição. A feira tem a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (Ima) como apoiadores.

O presidente do Conselho da Região de São Gotardo e diretor da Fenacampo, Jorge Kiryu, destacou as potencialidades do Alto Paranaíba e a importância de se investir em pesquisas e tecnologias para garantir que os melhores produtos cheguem até a mesa do consumidor.

“A presença do governador aqui mostra que a nossa região está prestigiada em termos de economia dentro do Estado. A agricultura é o carro chefe da economia nacional e a todo momento confirma essa superioridade. Observamos em nossos dias esta evolução rápida. Passamos de uma agricultura tradicional para uma agricultura de precisão”, disse.

Reuniões de trabalho

Reunião com prefeitos da região
Crédito: Gil Leonardi/Imprensa MG

Cumprindo mais agendas de trabalho no “Giro pelo Estado”, Romeu Zema se reuniu com produtores rurais e representantes de categorias para discutir as demandas da agricultura na região, como o fornecimento de energia elétrica e projetos de irrigação. O governador esteve acompanhado dos secretários de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, e de Desenvolvimento Econômico, Manoel Vitor de Mendonça, além do deputado federal Zé Vitor e do deputado estadual Bosco.

“O agronegócio é responsável por 33% do PIB de Minas, e uma região como a de São Gotardo, que tem alta produtividade e com produtos de qualidade reconhecidos em todo o Brasil, traz uma grande importância para o Estado. A feira movimenta a economia, traz para os produtores as novas tecnologias”, afirmou a secretária Ana Valentini.

Romeu Zema ainda se reuniu com prefeitos da região para ouvir as principais demandas e prioridades dos municípios. O prefeito de São Gotardo, Seiji Sekita, valorizou o apoio dos parceiros do Estado para alavancar a economia da região.

“Temos que agradecer ao governador por tudo o que tem feito em prol de Minas Gerais para enxugar a máquina administrativa, colocar as contas em dia para que Minas Gerais possa começar a desenvolver. Sabemos o potencial que tem Minas Gerais, que pode ser o maior produtor de fruta e verdura de todo o país”, afirmou.