Romeu Zema participa da 33ª Superminas e destaca papel do setor produtivo

Evento reúne empresários dos setores supermercadista e de panificação

Governador ressaltou a importância das cadeias produtivas para o desenvolvimento econômico de Minas

O governador Romeu Zema participou nesta terça-feira (15/10), no Expominas, da abertura da 33ª Superminas Food Show. Durante três dias, empresários do setor supermercadista e da panificação terão oportunidade de fazer negócios.

Romeu Zema ressaltou a importância das duas cadeias produtivas para o desenvolvimento econômico do estado. “Faço questão de prestigiar os eventos que envolvam produtores, porque é a classe que gera riquezas para o Brasil. No entanto, nos últimos anos, essa classe foi relegada a segundo plano. Agora, nós estamos fazendo o caminho inverso”, enfatizou.

O governador lembrou do grande desafio que o Estado tem que é o déficit público. “Se, por um lado, o Congresso Nacional está prestes a aprovar definitivamente a reforma da Previdência, em Minas nós encaminhamos o primeiro passo para Assembleia Legislativa, que possibilitará ao Estado tomar medidas que visam assegurar o equilíbrio orçamentário”, lembrou.

Na última quinta-feira (9/10) o Governo de Minas Gerais apresentou o programa “Todos por Minas”, com uma série de ações voltadas a resgatar o Estado da grave situação financeira em que se encontra. No mesmo dia o governador encaminhou à Assembleia Legislativa medidas, descritas em projetos de lei, para devolver a esperança de um futuro melhor ao povo mineiro.

Durante a solenidade, Romeu Zema voltou a falar do importante papel que o Legislativo terá nos próximos meses, ao analisar e votar os projetos. “Eu gostaria muito que, no primeiro trimestre de 2020, Minas, definitivamente, já estivesse nos trilhos”, avaliou.

Desafio

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe, reforçou a necessidade de se aprovar o Plano de Recuperação Fiscal no estado. "Minas tem um grande desafio. O governador mandou o plano de recuperação para a Assembleia e, sem o plano, não há futuro para nosso Estado. Importante que ele seja trabalhado, aprimorado e seja votado urgentemente. Sem ele, as gerações futuras não terão futuro. Nosso papel é fazer com que o Estado cresça", pontuou.

Fortalecimento

O presidente da Associação Mineira de Supermercados (Amis), Alexandre Poni, também citou os desafios enfrentados pelo Estado e pelos empresários, e defendeu soluções para fortalecer a produção de alimentos em Minas. "A Superminas é ideal para essa troca de conhecimento. Minas Gerais é o segundo maior mercado supermercadista do país e é um setor presente em todos os municípios  O governador conhece os desafios enfrentados pelo empresariado", completou.

Já o presidente do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipao), Vinícius Dantas, ressaltou o papel da feira para os negócios no setor alimentício. "Ela traz as principais tendências da panificação para o próximo ano. Um ponto forte é a modernização e o foco na criatividade", disse.

Visita

Após a abertura, o governador visitou estandes da Superminas, entre eles o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), um espaço destinado a pequenos fornecedores da agricultura familiar ou pequenas indústrias. O objetivo é dar a esses negócios a oportunidade de expor e comercializar seus produtos com as redes supermercadistas e padarias. O CMCS é uma parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Zema ainda visitou um espaço com produtores das cidades de Brumadinho e Mário Campos.

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), que patrocinou o evento, também disponibilizou, no local, o estande da Mineiraria, direcionado a pequenos produtores selecionados via parceria com o Sebrae Minas.

Também participaram da solenidade a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini, o 1° vice-presidente da Assembleia, deputado Antônio Carlos Arantes, além de deputados estaduais e lideranças do setor.