Romeu Zema fala sobre os desafios para uma gestão pública eficiente e transparente

Governador foi o palestrante no encerramento do II Fórum de Gestão Pública (Fogesp) e destacou ações de seu governo para fazer mais com menos

Gil Leonardi / Imprensa MG

O governador Romeu Zema realizou, nesta quinta-feira (6/5), palestra de encerramento do II Fórum de Gestão Pública (Fogesp) sobre os desafios para uma gestão pública eficiente. Zema ressaltou a importância de qualificar o trabalho no setor público para alcançar o seu principal objetivo, que é entregar melhores serviços à população. E destacou que o Governo de Minas está mostrando que é possível fazer mais com menos.

Durante a palestra, Zema ressaltou o trabalho realizado pelo seu governo, com uma gestão empenhada em equilibrar as contas e destravar o Estado para o desenvolvimento, com eficiência, verdade e transparência. Este trabalho, segundo o governador, tem gerado avanços em todas as áreas das políticas públicas em Minas, como redução recorde nos índices de criminalidade em todo o estado, avanço nos resultados da educação na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no trabalho realizado no combate à pandemia e para atração de investimentos.

O governador, no entanto, destacou a necessidade de reformas estruturantes, como a tributária e a administrativa, além de desburocratizar e profissionalizar a gestão pública.

Gil Leonardi / Imprensa MG

“Estamos tornando o estado mais ágil, trabalhando para que o estado venha a fazer realmente aquilo que foi constituído lá atrás, que é prestar serviço ao povo, e não ficar criando barreiras para quem quer trabalhar. Minas Gerais e o Brasil têm um potencial gigantesco, precisamos levar adiante as mudanças estruturantes. Também precisamos de um gestor público mais profissionalizado, de uma classe política que esteja atrás de atender aos interesses do país, do povo, que precisam ser colocados à frente de qualquer outro”, afirmou o governador.

O Fórum teve como tema principal os “Desafios da Inovação e Disruptividade na Gestão Pública”, com o objetivo de estimular agentes sociais ao desenvolvimento da gestão pública, potencializar projetos de modernização, refletir sobre reestruturação de processos, promover debates e entender a dimensão e a importância de uma gestão moderna e bem-feita, ressaltando a necessidade de inovação e conciliação de conceitos.