Romeu Zema entrega 645 viaturas para reforçar a segurança pública em municípios mineiros

Automóveis e motocicletas foram adquiridas por meio de emendas parlamentares federais e estaduais e de convênios

O governador Romeu Zema começou nesta sexta-feira (26/2), em Belo Horizonte, a entrega de 645 viaturas que irão reforçar a segurança pública nos municípios mineiros. Os automóveis e motocicletas, que serão usados pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), foram adquiridos por meio de recursos de emendas parlamentares federais e estaduais e de convênios com o Fundo Nacional de Segurança Pública, Departamento de Polícia Rodoviária Federal e municípios.

Ao todo, foram investidos cerca de R$ 60 milhões para a compra dos veículos, por meio das emendas parlamentares e convênios. Neste primeiro evento serão contemplados municípios da região Central do estado das 1ª, 2ª, 3ª, 7ª e 19ª Regiões de Polícia Militar. Novas entregas serão feitas nas demais regiões mineiras nas próximas semanas.

Romeu Zema destacou que as viaturas serão usadas para o patrulhamento preventivo e ostensivo, oferecendo melhores condições de trabalho aos policiais e segurança para a população. Segundo ele, a parceria e o alinhamento com as instituições e Poderes vêm conquistando importantes resultados na segurança pública do estado.

“Estas emendas parlamentares estão se tornando equipamentos de segurança. O resultado está espelhado em índices de criminalidade menores ano a ano. Nunca tivemos, nos últimos anos, índices tão baixos como em 2020, no que diz respeito a crimes violentos. Desde que a atual metodologia foi adotada, nós superamos todas as marcas. Já tínhamos superado em 2019, e em 2020 fomos além. Quero dar os parabéns a todos os agentes que vão além do Poder Executivo. Isso é fruto de um ótimo trabalho dentro das instituições”, destacou o governador.

Distribuição

O comandante-geral da PMMG, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues, afirmou que as viaturas serão direcionadas a todas as regiões do estado. Serão realizados outros eventos no interior para a entrega.

“Estes veículos atenderão a população de Minas em seus diversos rincões. As novas viaturas contribuirão para um ambiente melhor para se viver, trabalhar e empreender em Minas Gerais. Esta expressiva conquista só foi possível pela parceria entre as instituições e os Poderes constituídos, unidos com muita responsabilidade pelo propósito de servir e proteger com qualidade”, afirmou o comandante-geral da instituição.

União de esforços

Parlamentares federais e estaduais presentes na cerimônia destacaram a união de esforços em prol da recuperação do estado. O senador Carlos Viana ressaltou a responsabilidade de ajudar no processo de transformação de uma sociedade mais justa. “Os resultados estão aparecendo, com os menores índices de criminalidade do Brasil, uma polícia profissional, um trabalho do Corpo de Bombeiros que hoje no mundo todo é referência em desastres e salvamento”, afirmou.

A parceria e união dos representantes mineiros no Congresso Federal foi destacada pelo líder da bancada, deputado Diego Andrade. Segundo ele, Segurança, Educação e Saúde estão entre as prioridades dos deputados federais.

“Queremos trabalhar em conjunto com o Governo do Estado. Estamos vendo que é um governo sério, honesto, que está ajudando a recuperar Minas Gerais. A bancada mineira está unida e pronta para apoiar as ações do Governo de Minas na reconstrução do estado.  Mesmo com as dificuldades que estamos passando, Minas se destaca como um dos estados mais seguros”, disse Diego Andrade.

Benefício para sociedade

O primeiro vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antônio Carlos Arantes, falou sobre a importância das emendas parlamentares em projetos voltados para a sociedade. “A polícia está sintonizada com a população, e o fruto disto é são os resultados positivos. É bom ver o dinheiro público sendo bem aplicado onde a população tanto merece”, ponderou.

Já o superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Minas Gerais, Márcio Antônio Territo de Barros, valorizou a união entre as instituições militares que, segundo ele, têm o mesmo propósito: proteger a sociedade. “O convênio permite levar ao povo mineiro mais segurança com a prestação de um serviço mais ágil e eficiente aos usuários que transitam pelas rodovias, que trarão mais proteção e salvaguarda para a Polícia Militar Rodoviária no desempenho de suas funções e, consequentemente, maior sensação de segurança para a sociedade mineira”, finalizou.

Também participaram da cerimônia representantes de Poderes, autoridades militares e prefeitos – de forma virtual.

Resultados

Os crimes violentos caíram 32,92% em Minas Gerais ao longo de 2020, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados representam um total de 22.748 crimes a menos em todo o estado em relação a 2019. Dentre os 15 índices monitorados mensalmente pelo Observatório de Segurança Pública, 14 apresentaram redução. No comparativo com 2018, a queda da criminalidade violenta chega a 51,26%.

Importante indicador da criminalidade e um dos menos afetados pelo contexto de distanciamento social, o número de vítimas de homicídios consumados apresentou queda de 6,43% no estado. Na capital, a redução foi ainda maior, de 14,17%. Levando em conta o interior, 612 municípios - o equivalente a 71,75% do total - não registraram homicídios, mantiveram ou reduziram os índices na comparação com 2019.

Entregas

Nos dois primeiros anos do governo Zema foram entregues para a Polícia Militar de Minas Gerais 8,5 mil coletes antibalísticos, 872 armas de porte, além de outras 1.171 viaturas operacionais.