Romeu Zema cumpre agenda em Brasília e se encontra com o ministro da Economia, Paulo Guedes

Governador ainda teve audiências com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, no Ministério do Desenvolvimento Regional e na Caixa

Nesta terça-feira (10/12) o governador Romeu Zema esteve em Brasília para cumprir uma série de compromissos. O objetivo foi apresentar e pautar ações de interesse do Estado junto ao governo federal e à bancada mineira. Durante encontro com o ministro da Economia, Paulo Guedes, Zema apresentou um balanço da agenda de austeridade colocada em prática no primeiro ano da sua gestão.

“O Governo de Minas conseguiu fazer grandes avanços na parte financeira. No entanto, em relação à gestão, os avanços foram mais expressivos. Minas foi o estado brasileiro onde a criminalidade mais caiu, mesmo faltando recursos. Só para se ter uma ideia, Minas registrou queda de 28,5% de crimes violentos”, explicou.

O chefe do Executivo também falou sobre a atração de investimentos e geração de empregos. “De janeiro a outubro, Minas alcançou o saldo positivo de 124 mil postos de trabalho e, até agora, foram atraídos R$ 50 bilhões”, comemorou. Segundo o governador, os resultados positivos também estão relacionados aos trabalhos de simplificação dos processos nas áreas tributária e ambiental.

Regularização

O governador lembrou ao ministro Paulo Guedes do acordo firmado com a prefeituras, restabelecendo os repasses constitucionais. Em abril foi celebrado acordo com a Associação Mineira de Municípios (AMM) para o pagamento dos repasses atrasados de ICMS, IPVA e Fundeb. Foram R$ 6 bilhões relativos a 2017 e 2018 e outro R$ 1 bilhão relativo a janeiro deste ano.

Outro assunto abordado foi sobre o Projeto de Lei do Nióbio, que permite ao Executivo antecipar os recebíveis que a Codemge tem referentes ao metal, garante o pagamento do 13° ao funcionalismo e o fim temporário do parcelamento dos salários.

Os encontros contaram com a participação do secretário-geral de Estado, Igor Eto; os secretários de Governo, Bilac Pinto; de Infraestrutura e Mobilidade, Marco Aurélio Barcelos; de Planejamento e Gestão, Otto Levy; de Fazenda, Gustavo Barbosa; o chefe do escritório de representação de Brasília, Jaime Martins; o advogado-geral do Estado, Sérgio Pessoa; além dos deputados Fred Costa e Tiago Mitraud.

Metrô

O governador também se encontrou com o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, para tratar de recursos para investimento na linha 2 do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Em abril deste ano, o Ministério da Infraestrutura anunciou que os recursos provenientes das indenizações da FCA, por devolução de trechos ferroviários – cerca de R$ 1,2 bilhão – poderão ser investidos nas obras.

Romeu Zema deixou claro que são mais de 30 anos à espera de investimentos. “O metrô de Belo Horizonte é tímido e atende aos passageiros de forma inadequada. A população está cansada de falsas promessas. O que depender de gestão o Estado irá fazer. É urgente que este investimento vá para o Estado.

Já o secretário Marco Aurélio agradeceu o empenho da bancada federal, liderada pelo deputado Diego Andrade, que não está medindo esforços para viabilizar a ampliação do metrô. O secretário apresentou os principais pontos do atual projeto e as medidas necessárias para viabilizar as obras.

De acordo com o deputado Diego Andrade, as transposições já estão praticamente prontas. “Está na hora de fazer alguma coisa. Precisamos evoluir. Minas está carente de uma boa notícia sobre o metrô. Mas estamos confiantes e acreditamos que a ampliação sairá do papel”, avaliou. O ministro afirmou que vai analisar todo projeto e ajudar no que for necessário.

Agenda positiva

Zema também se encontrou com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para debater o projeto da reforma administrativa e a proposta que muda o marco do saneamento. O governador ainda se reuniu com o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, para tratar de convênios.