Romeu Zema anuncia investimentos para nova estrutura pediátrica na Santa Casa de Montes Claros

Os R$ 4 milhões são fruto de convênio entre o Estado e a unidade e serão usados para melhoria do atendimento às crianças e compra de equipamentos

O governador Romeu Zema assinou nesta terça-feira (3/8), em Montes Claros, no Norte de Minas, convênio com a Santa Casa da cidade para a construção de estrutura pediátrica na unidade. Serão criados 10 leitos de CTI pediátrico, 6 leitos canguru e 15 leitos pediátricos intermediários como retaguarda do CTI. Serão repassados R$ 4 milhões, fruto de um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e o hospital, para a adaptação da estrutura e compra de equipamentos.

Zema destacou que a iniciativa vai ampliar a assistência hospitalar para as crianças da região. A Santa Casa de Montes Claros, que presta atendimento a quase 2 milhões de moradores de 86 municípios do Norte de Minas, enfrenta problemas na estrutura pediátrica.

“Sabemos que a região Norte não tem um número adequado de leitos de UTI pediátrico. Este investimento vai proporcionar a ampliação de dois para 10 leitos de UTI, o que demonstra que esses mais de 80 municípios, que eram obrigados a enviar pacientes para outras regiões, terão um atendimento que nem se compara ao que tinham até então”, afirmou o governador.

Nova política hospitalar

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, falou sobre o trabalho realizado pelo governo para melhorar a assistência médica não só na região Norte, mas em todo o estado.

“Nos últimos meses construímos, junto às regionais de Saúde, uma melhoria na assistência ouvindo a região. O Valora Minas, que é uma nova política hospitalar e que investirá mais de R$ 1 bilhão por ano nessas políticas, será o maior valor já aplicado na área. O programa foi construído ouvindo os municípios e entendendo o que era mais necessário. As regiões Norte e Jequitinhonha foram as mais contempladas com recursos pela necessidade regional”, afirmou Baccheretti.

Segundo a direção da unidade, que solicitou ao Governo do Estado o aporte de recursos, as instalações pediátricas são insuficientes para atender a demanda atual e, historicamente, o hospital não recebeu recursos para novos investimentos.

“Governador, quero agradecer a sua presença, a generosidade, mas acima de tudo a gestão séria que tem feito pelos mineiros. Temos aí o Valora Minas que vai redistribuir os recursos para os hospitais para que todos cumpram com excelência o seu papel e é assim que aqui trabalhamos”, afirmou o superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva”.

A Santa Casa presta 80% do atendimento pelo SUS e é uma instituição filantrópica com 149 anos de existência.

Santa Casa Olhos

Também em Montes Claros, o governador participou da inauguração das novas instalações da Santa Casa Olhos, referência nacional em alta complexidade em oftalmologia e pioneira na implantação do Projeto Glaucoma, do Ministério da Saúde.

Na unidade mais de 9 mil pacientes são atendidos no Projeto Glaucoma, 100% SUS. Desde 2013 o local recebe pacientes do Norte de Minas e Jequitinhonha.

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, que participou da cerimônia de forma virtual, falou sobre a importância do serviço para o município e a região.

“A Santa Casa está oferecendo novas instalações, mostrando a grandeza deste empreendimento no atendimento de nove mil pessoas. Temos que agradecer por ter uma entidade como esta, com a capacidade para servir com amor, dedicação e carinho ao povo da nossa Montes Claros e da região inteira”, afirmou o prefeito Humberto Souto em vídeo.

Também participaram da cerimônia deputados federais, estaduais e demais autoridades do município e região.