Rodovias estaduais no entorno de Uberaba recebem melhorias

Novas intervenções do DEER nas estradas asseguram segurança das pistas

Novas placas de sinalização foram instaladas na LMG-798

A malha rodoviária estadual da região de Uberaba, no Triângulo Mineiro, passa por uma série de melhorias. Entre os serviços executados nas últimas semanas pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), destaque para a recuperação de todo o sistema de drenagem e a implantação e substituição de cerca de 100 placas de advertência e de regulamentação. Foram feitos, ainda, serviços pontuais, que vão além da conservação rotineira prevista nos contratos de manutenção.

Entre esses serviços estão as obras de restauração do trevo da rodovia LMG-798, que dá a cesso à comunidade Itiguapira, distrito de Uberaba, importante ligação para o escoamento de grãos e hortifrutigranjeiros. O local sofria alagamentos constantes que impediam o trânsito de veículos, e passou, agora, por obras de implantação de bacia de contenção de águas fluviais e de saída d’água para perfeita drenagem da área. Recebeu também novas placas de sinalização. A obra é resposta à solicitação feita pelo Sindicato Rural de Uberaba.

Crédito: Divulgação/DEER

O coordenador regional do DEER, em Uberaba, Mauro Gomes, destaca que os trabalhos de manutenção e recuperação das estradas são muito importantes para garantir a segurança do usuário da via e o desenvolvimento econômico da região. “Queremos oferecer condições para que os produtores, moradores e todos aqueles que utilizam as rodovias tenham segurança e conforto nas estradas. Sabemos que o fluxo de veículos é intenso na região”, destaca.

Ainda de acordo com Mauro, a área de atuação da 25ª Coordenadoria Regional é extensa, abrangendo mais de 700 quilômetros de estradas estaduais pavimentadas e 75 quilômetros de não pavimentadas. “O volume de rodovias exige esforço constante para recuperá-las e mantê-las em boas condições de tráfego”, diz.

ExpoZebu

Além disto, o DEER tem intensificado os trabalhos de conservação e fiscalização na região, em função da feira agropecuária, a ExpoZebu, que acontece entre os dias 27/4 a 5/2. O evento atrai grande número de visitantes e, portanto, ocasiona aumento significativo de trânsito nas rodovias da região. Para o período da festa, além do trabalho de conservação das estradas, o DEER disponibilizou equipe de fiscais para trabalhar em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária.

Trabalho contínuo

As ações de manutenção das estradas fazem parte de um programa contínuo do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) e do DEER. As empresas são contratadas para cuidar preventivamente da via e devem mantê-la em boas condições de trafegabilidade e segurança, executando rotineiramente os serviços.

O cidadão também é incentivado a indicar, pelo telefone 155, opção 6 (telefonia fixa) ou (31) 3069-6601 (telefonia fixa ou móvel), os locais em que avistar buracos na pista, placas em más condições ou qualquer irregularidade que prejudique a trafegabilidade e a segurança da pista.