Rodovias do Alto Paranaíba ganham 750 novas placas de sinalização

Importante ferramenta de segurança viária, equipamentos foram substituídos e renovados após levantamento

As rodovias do Alto Paranaíba ganharam reforço na sinalização vertical com a instalação de 750 novas placas de regulamentação e de advertência. Elas foram afixadas em diversos trechos, abrangendo 335 quilômetros que estão sob responsabilidade do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG). Outras 300 serão instaladas até novembro, incluindo placas de marcos quilométricos, conforme cronograma de trabalho da Coordenadoria Regional do Departamento, em Paracatu.

O diretor de Manutenção do DEER/MG, Marcos Frade, reforça que as sinalizações são fundamentais para a segurança de todos – motoristas e pedestres – e podem salvar muitas vidas.  “Muita gente não entende isso, mas as placas são uma importante ferramenta de comunicação com os motoristas e fazem parte de um conjunto de ações para promover a segurança. Por isso mesmo, quando elas são depredadas, por exemplo, o prejuízo é de todos”, destaca.

Antes de implantar a nova sinalização, o DEER/MG quantificou e qualificou o estado de conservação das placas das rodovias da região, em especial as da MG-188, em trecho que se estende da divisa do estado com Goiás até o KM 305. Este levantamento apontou a necessidade de elaboração de projeto para substituir a sinalização antiga, aumentar a quantidade de placas na região em 70% e instalar, ainda, marcos quilométricos.

Além disso, desde o final da segunda quinzena de junho, o DEER/MG executa trabalho de sinalização horizontal na rodovia MG-188, trecho que liga as cidades de Unaí, Paracatu e Guarda-Mor, em uma extensão de 156 quilômetros, e realiza caiação de todos os dispositivos de drenagem superficial em vias pavimentadas, atendendo às rodovias MG-188, MGC-354, LMG-690, LMG-706, AMG-2620 e AMG-2625. As medidas também vão agregar segurança ao trânsito.

O coordenador regional de Paracatu, Glaucus Dornas, afirma que a sinalização rodoviária se torna cada vez mais essencial à medida que a velocidade operacional e o volume de tráfego crescem. “Seja ela de advertência ou de regulamentação, a placa tem a finalidade de informar, aos usuários das vias, as normas, instruções e informações para a circulação correta e segura dos veículos”, finaliza.