Reunião com autoridades e representantes do trade turístico marca segundo dia na BTL 2023

No evento em Portugal, parcerias estratégicas são realizadas para promover o turismo no estado

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Secult / Divulgação

Grande movimentação no estande de Minas Gerais e agenda de encontros e reuniões marcam o segundo dia da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2023. Esta é a primeira vez que Minas Gerais possui um estande próprio no evento reconhecido por reunir agentes de viagens, operadores e investidores de todo o mundo.

Parcerias estratégicas são realizadas para promover o turismo no estado. Na quinta-feira (2/3), a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG) participou de um almoço com autoridades do Brasil, como a embaixada brasileira em Portugal e secretários de Estado. Houve também um encontro com representantes TAP Air Portugal e do Vila Galé, que é o segundo maior grupo hoteleiro português.

Dialogar com o trade turístico europeu é fundamental para promover os destinos de Minas Gerais e atrair mais investimentos, o que fortalece a atividade turística no estado e a economia da criatividade. “Este é o terceiro evento que a Secult participa em Portugal, demonstrando a importância de ações efetivas, prolongadas e constantes para o turismo e a cultura. O objetivo é apresentar o destino Minas Gerais para o mercado internacional e atrair cada vez mais turistas europeus, fomentando o turismo em Minas, o que contribui para o desenvolvimento social, cultural e econômico do nosso estado”, comenta a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Milena Pedrosa.

Do dia 1 a 5/3 a equipe da Secult se reúne com agentes e operadores de viagens de todo o mundo, além de parceiros estratégicos, como investidores e representantes de redes hoteleiras e companhias aéreas, com foco no importante mercado emissor de turismo internacional.

Minas trabalha em 2023 a campanha “A Liberdade Mora em Minas”, baseada no conceito da inclusão, que celebra a pluralidade e convida todas as pessoas para vivenciarem a liberdade em Minas. Estado onde a diversidade e a pluralidade se manifestam de variadas formas, como na arte, na cozinha, na religião, na natureza, o que revela o seu imenso potencial turístico.

Nos dois primeiros dias de evento, o estande de Minas Gerais recebeu visitas importantes de autoridades estrangeiras e nacionais. No primeiro dia, a ministra do Turismo do Brasil, Daniela Carneiro, e o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, estiveram presentes no espaço. Além disso, o presidente de Portugal, Marcelo Nuno Duarte Rebelo de Sousa, recebeu das mãos da secretária-adjunta uma cachaça mineira.

Governadores de outros estados brasileiros, agentes de viagens, operadores de turismo do mercado europeu também visitaram o estande mineiro.

A participação da Secult neste evento faz parte do projeto desenvolvido pela secretaria, desde 2020, para promover o turismo no estado, com o objetivo de ser a escolha número um de brasileiros e estrangeiros. A Secult lançou o programa Minas para Minas, Minas para o Brasil, e agora está na terceira etapa que é o Minas para o Mundo.

Continuidade

Com a participação na BTL 2023, Minas se posiciona estrategicamente, solidificando o trabalho iniciado em 2021 e 2022, com a missão Lisboa, que apresentou a mineiridade a Portugal, a força da cultura e do patrimônio nas celebrações do Bicentenário da Independência do Brasil, com a participação da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e do Grupo Caretagem de Paracatu. Além disso, a campanha “A Liberdade Mora em Minas” foi apresentada no evento “Minas Destino do Ano em Portugal”, promovida em parceria com o Visit Brazil Travel Association (VBRATA), Sebrae-MG e entidades públicas e empresariais.

Importante destacar, como exemplo de consolidação das ações de promoção de Minas como destino turístico internacional, as negociações com a rede portuguesa Vila Galé, iniciadas em novembro de 2021, já estão em fase de finalização para implementação de unidades em Minas Gerais.

Bolsa de Turismo de Lisboa

A feira conta com quatro grandes pavilhões, nos quais localizam-se entidades nacionais de promoção de turismo, agentes culturais e de gastronomia, setor de hotelaria, empresas de equipamento e serviços, companhias aéreas e mais de 60 destinos internacionais. A edição 2023 da BTL reúne 1,4 mil expositores e espera-se que 45 mil visitantes passem pelo evento. Além disso, são esperados 125 hosted buyers internacionais, de 26 mercados de origem.



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