Reunião busca construção de plano de ação para a Rede Canastra Desenvolvimento Sustentável e Solidário

Com participação do poder público e da sociedade civil, encontro ocorre, nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/3), em São Roque de Minas

  • ícone de compartilhamento

Nesta quinta e sexta-feira (30 e 31/3),  São Roque de Minas, no Território Sudoeste, sedia nova reunião para a formação da Rede Canastra Desenvolvimento Sustentável e Solidário. Na oportunidade, diversos atores governamentais e não-governamentais de oito municípios da região da Canastra estarão representados: São Roque de Minas, Vargem Bonita, Capitólio, Medeiros, Delfinópolis, Tapira, São João Batista do Glória e Sacramento.

O objetivo do encontro é a construção de caminhos para a formação da Rede Canastra de Desenvolvimento Sustentável, bem como iniciar processo de planejamento com a identificação de três a cinco questões relacionadas à produção, escoamento e consumo de alimentos saudáveis e adequados nas casas e nas instituições públicas da região.

A reunião, na quinta-feira (30/3), tem início às 9h, no SICOOB, localizado na rua Quinze de Novembro, nº 31, no centro de São Roque de Minas. Na sexta-feira (31/3), os trabalhos começam às 13h, no mesmo local.

Participam desta ação instituições do poder público e da sociedade civil: Governo de Minas Gerais - por meio das Secretarias de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Desenvolvimento Agrário (Seda), Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), Turismo (Setur), Saúde (SES-MG), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), Instituto Estadual de Florestas (IEF)Emater-MG, dentre outras -; Judiciário Federal; Ministério Público Federal e Estadual; Defensoria Pública da União; Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Minas Gerais (OAB/MG); Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG); Universidade Estadual Paulista (Unesp); Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS); EFA; CPT e CEFAD.

Rede Canastra

​Considerando a importância do Desenvolvimento Sustentável e da presença de um valoroso capital socioeconômico, ambiental, cultural e gastronômico presente na Serra da Canastra, desde de 2015, o Governo de Minas Gerais, por meio da coordenação da Seplag e com o apoio de diversas secretarias de Estado, vem desenvolvendo trabalhos para a construção de um Plano de Ação. Essa intervenção conta com a cooperação/coordenação de Dom Mauro Morelli na região.

A proposta é a de se criar uma Rede pelo Desenvolvimento Sustentável e Solidário na Região da Canastra e Bacia Hidrográfica do São Francisco, à luz do binômio indissolúvel Educação e Nutrição; reconhecendo, respeitando e valorizando a biodiversidade. 

Serviço:

Reunião da Rede Canastra de Desenvolvimento Sustentável e Solidário
Data: 30 a 31 de março (quinta e sexta-feira)
Local: Salão de eventos e reuniões do SICOOB, em São Roque de Minas
(Endereço: SICOOB - Rua Quinze de Novembro, nº 31, Centro - São Roque de Minas)
OBS: Na quinta-feira (30/3), início às 9h. Na sexta-feira (31/3), a reunião começa às 13h.



Últimas