Rede de ações pró-sustentabilidade é expandida 

Programa de educação e gestão ambiental, o AmbientAÇÃO ganha novo formato e chega ao Judiciário, empresas e escolas 

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Programa AmbientAÇÃO, que promove ações de educação ambiental, consumo consciente e gestão de resíduos junto aos servidores públicos do Estado, está de cara nova. 
O novo formato do programa, que passou por reformulação visual e administrativa no último ano expandindo sua atuação ao Poder Judiciário, além de empresas e escolas, foi apresentado na terça-feira (3/12), durante a 11ª edição do Fórum Interinstitucional AmbientAÇÃO (FIA). Com o tema “Construindo Rotas e Redes Sustentáveis em Minas Gerais” o evento realizado no Auditório Juscelino Kubitscheck (JK), na Cidade Administrativa, contou com palestras e debate abordando temas ligados ao universo de atuação do programa como inclusão social de catadores de material reciclado e gestão ambiental. 

Ferramentas 
Também foram apresentados a nova logo do programa; o mascote “Bileco”, redesenhado pela ilustradora Silvia Aroeira; e a proposta de reestruturação do Sistema Integrado de Gestão AmbientAÇÃO (Siga), ferramenta de monitoramento que reúne informações referentes ao programa nas instituições em que está implantado. 
O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, representou o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, na abertura do evento e destacou os novos desafios decorrentes da reformulação do Programa AmbientAÇÃO. “As recentes mudanças vieram para ampliar o raio de atuação do programa. Mais do que uma política pública interna, pretendemos desenvolver uma verdadeira cultura de responsabilidade e compromisso com a sustentabilidade entre os servidores públicos e demais envolvidos em nossas ações”, ressaltou. 

Educação a distância 
De acordo com a analista ambiental, Fabiana Costa, responsável pelo Programa AmbientAÇÃO, o novo formato prevê ainda a oferta de uma plataforma de educação à distância, na qual serão apresentados tutoriais, manuais, guias, vídeos e treinamentos às instituições interessadas em implementar o programa. Cursos presenciais serão ministrados sob demanda, abordando ações específicas e com frequência previamente estabelecida. 
A analista explica ainda que o programa seguirá um novo fluxo de trabalho a partir da formação de comissões setoriais, que são grupos definidos para administrar o AmbientAÇÃO internamente em cada instituição. “As comissões irão realizar o cadastro no Siga, escolhendo, entre as opções oferecidas, as ações e projetos que pretendem implantar. Os responsáveis deverão também registrar os índices anteriores e resultados posteriores às ações desenvolvidas para análise e classificação por parte da administração do programa”, frisou. 

Ação solidária
Durante a abertura do evento, cinco cadeiras de rodas foram entregues a instituições sem fins lucrativos e pessoas com mobilidade reduzida. Os equipamentos foram obtidos a partir da venda de lacres de latas de alumínio coletadas nos prédios públicos do governo estadual.
As doações são resultado de uma parceria firmada entre o AmbientAÇÃO e a campanha “Lacre do Bem”, associação sem fins lucrativos que promove ações de inclusão de pessoas com deficiência por meio da doação de cadeiras de rodas. 
Segundo Ivete Macedo, mãe da idealizadora do projeto, Júlia Macedo, e uma das responsáveis pela associação, a parceria com o Programa AmbientAÇÃO contribuiu significativamente para o aumento dos lacres obtidos pela campanha. “Recebemos uma quantidade enorme de lacres enviados pelo AmbientAÇÃO e já realizamos 15 doações de cadeiras de rodas a partir desta parceria”, destacou. 
Para Vanessa Marcelino, que recebeu uma das cadeiras de rodas doadas durante a abertura do Fórum, a iniciativa é louvável por oferecer oportunidade para pessoas que normalmente não teriam condições de arcar com os custos pela aquisição de equipamentos de mobilidade. “Tenho uma irmã paraplégica há dez anos que precisava muito de uma nova cadeira de rodas e graças a esta doação agora ela será atendida” disse. 

Programa AmbientAÇÃO
O AmbientAÇÃO é um programa de gestão e educação ambiental criado em 2003 com o objetivo de promover a sensibilização para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes sustentáveis no cotidiano dos servidores públicos estaduais. Em seus 16 anos de atuação, o programa chegou a alcançar 94 instituições localizadas em 50 prédios públicos, contemplando aproximadamente 30 mil servidores. 
Inicialmente vinculado à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o programa passou a integrar a Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), vinculada à Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges) da Semad após a recente aprovação da reforma administrativa nos órgãos do Estado



Últimas