Recuperação funcional da LMG-739 vai beneficiar ecoturismo e mineração na região Central do estado

Com investimentos de R$ 59 milhões, melhorias vão contemplar mais de 40 quilômetros da rodovia

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Seinfra / Divulgação

Um convênio realizado entre o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a prefeitura de Conceição do Mato Dentro, na região Central do estado, vai viabilizar a recuperação funcional de cerca de 43 quilômetros da rodovia LMG-739, que liga o município a Congonhas do Norte.

A autorização para contratação da empresa responsável pela obra foi assinada na quinta-feira (8/9) em Conceição do Mato Dentro. O encontro contou com a presença do Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, e do prefeito do município, Zé Fernando.

“Essa obra é fundamental para garantir mais desenvolvimento a essa região tão importante para o estado do ponto de vista econômico e turístico. Além da mineração, que é uma das bases da economia local, a pavimentação também irá impulsionar o ecoturismo, que é uma das vocações de Conceição do Mato Dentro”, avalia o secretário Fernando Marcato.

Serão investidos R$ 59 milhões, sendo que metade do valor, cerca R$ 29,5 milhões, serão investidos pelo Governo de Minas e o restante pela prefeitura de Conceição do Mato Dentro. A obra de recuperação funcional deve ser executada em 15 meses e a conclusão dos trabalhos está prevista para setembro de 2023.

A rodovia LMG-739 corta uma área com grande potencial econômico tanto para o setor de mineração quanto para o de ecoturismo. A movimentação de minério de ferro na região é tão intensa que entre Conceição do Mato Dentro e Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), foi construído o maior mineroduto do mundo, com 529 quilômetros de extensão.

Congonhas do Norte e Conceição do Mato Dentro, que estão localizadas nos entornos da Serra do Espinhaço e da Estrada Real, tem como principal atração turística a Cachoeira do Tabuleiro, considerada por instituições especialistas em ecoturismo como a mais bonita do Brasil. Ainda existem na região as cachoeiras Barragem, da Fumaça, Rio de Pedras e grutas com pinturas rupestres.

MG-010

Na mesma região, a pavimentação de aproximadamente 26 quilômetros da MG-010, entre Conceição do Mato Dentro e Serro, está sendo possível graças a outro convênio realizado entre o Governo de Minas e a Anglo American.

A obra é uma demanda histórica da região e deverá ser concluída em ainda em 2022. No momento, a etapa de terraplenagem está concluída, 17 quilômetros já foram pavimentados e há 18 quilômetros de drenagem prontos.

Os investimentos serão de aproximadamente R$ 55 milhões, sendo R$ 40 milhões aportados pela empresa e outros R$ 15 milhões pelo estado. As obras fazem parte de uma série de investimentos em infraestrutura viária que a mineradora vem realizando na região.

Provias

A recuperação funcional da LMG-739 é uma das 99 intervenções em rodovias contempladas pelo Provias estão espalhadas de Norte a Sul do estado e contam com R$ 2 bilhões em investimentos.

O objetivo é requalificar trechos da malha mineira com obras de pavimentação, construção de pontes e recuperação funcional das rodovias.

O programa ainda tem potencial de adicionar ao PIB mineiro o montante de R$ 1,3 bilhão e aumentar a arrecadação com impostos indiretos em cerca de R$ 225 milhões.

Os recursos são oriundos do Termo de Reparação assinado com a Vale em decorrência do rompimento da barragem de Brumadinho, do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova, além de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



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