Recuperação da rodovia MG-255, no Triângulo Mineiro, já tem mais 90% dos serviços executados

Obras no trecho de 92 quilômetros entre Itapagipe e Iturama deverão ser concluídas até abril

O Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) intensificou os serviços de recuperação funcional da rodovia MG-255, entre Itapagipe e Iturama, no Triângulo Mineiro, para finalizar as obras no trecho de 92 quilômetros. A expectativa é de que a conclusão aconteça até o fim de abril.

Com investimento de mais de R$ 12 milhões, por meio do Provias, a recuperação funcional já atinge o percentual de 92% de serviços executados. Iniciadas em maio de 2022, as melhorias incluem serviços de reperfilamento -  operação que tem o objetivo de regularizar o pavimento -, drenagem da pista e sinalização vertical e horizontal, inclusive nos trevos de acessos às cidades próximas.

A MG-255 é importante rota de ligação do Pontal do Triângulo Mineiro com os estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul e faz a conexão com a capital mineira. O tráfego é predominante de transporte de produtos agropecuários para escoamento da safra regional, além de usinas de cana-de-açúcar e álcool.

Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, a recuperação da MG-255 faz parte de um conjunto de obras estratégicas para a região do Triângulo que vem proporcionando mais segurança para as pessoas que trafegam na rodovia.

DER-MG / Divulgação

“Estamos na reta final desta obra e, em breve, ela será entregue ao povo, que contará com uma estrada segura, garantindo o direito de ir e vir, e dando melhor estrutura aos corredores logísticos do agronegócio, uma das mais importantes vocações econômicas da região”, destacou.

Pacote de obras

Além da rodovia MG-255, o Governo de Minas vem executando a recuperação funcional de outros trechos na região do Triângulo Mineiro. Na MG-190, em 58 quilômetros entre no perímetro urbano de Abadia dos Dourados e o entroncamento da BR-365, no sentido Uberlândia, as obras estão em fase final.

Na MGC-497, no entroncamento da BR-365/452, em Uberlândia, com a BR-153, próximo ao município de Prata, as obras já foram finalizadas em 78 quilômetros do trecho.

Provias

Considerado o maior programa de recuperação rodoviária da última década, o Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.

O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.

Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão é originado do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.

Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.