Projeto propõe rede colaborativa da divulgação científica em Minas

"Uai, me conta!" quer dar visibilidade à produção em colaboração com pesquisadores de todas regiões do estado

  • ícone de compartilhamento

Juliana Fedoce / Unifei

Aproximar os mineiros de trabalhos desenvolvidos nos Institutos de Ciência e Tecnologia é um desafio para a divulgação científica no estado. 

Por isso, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), por meio da Chamada de Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação, destinou R$ 5,9 milhões a 29 projetos que promovem a disseminação e a democratização de informações sobre a produção de caráter científico e tecnológico no estado e implicações no dia a dia dos cidadãos. 

Um dos objetivos é incentivar a interação entre instituições e grupos que trabalham com a divulgação da ciência e da tecnologia no estado, visando o fortalecimento das iniciativas por meio de ações conjuntas.

Neste contexto surgiu o projeto "Uai, me conta!". A iniciativa, idealizada por Juliana Fedoce Lopes do Instituto de Física e Química da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), busca desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica que tenham como foco mostrar a diversidade de cientistas e produções científicas das diferentes microrregiões do estado de Minas Gerais. 

"Temos a intenção de mostrar a diversidade cultural científica do estado, para reduzir muitos dos estereótipos que existem em torno da ciência”, conta a coordenadora do projeto, Jane Raquel Silva De Oliveira, do Instituto de Física e Química da Unifei. 

Coordenadora de comunicação do projeto, Natália Amarinho Nunes explica que a iniciativa parte de uma concepção que destaque o caráter multicultural e diverso da ciência mineira. Com uma estratégia transmidiática, que busca transitar entre as diferentes ferramentas de mídia, serão adaptados o objetivo, contexto e o conteúdo que se pretende divulgar. "A grande sacada do projeto é a transdisciplinaridade e o multiculturalismo", conta.

Aplicação

O projeto foi aprovado na Chamada 005/2022 - Apoio a Ações de Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Inovação da Fapemig e contará com aporte de R$ 327,9 mil. 

A operacionalização da proposta será executada em parceria com o Instituto Sua Ciência (ISC) e conta com a participação de 18 colaboradores que atuarão como pontos focais em suas microrregiões, indicando cientistas daquele local, além de compartilharem experiências em divulgação científica com a equipe.

Para agregar pesquisadores de universidades e institutos federais interessados em divulgar o seu trabalho por meio do projeto, o Uai, me conta! tem divulgado um formulário com mais de cem inscritos e indicações. “É uma rede de apoio que tem colaborado com o projeto”, explica Nunes. 

Perspectivas 

O projeto, até então presente no Instagram e no Facebook também estará no podcast Vê se Pod, produzido pelo Instituto Sua Ciência, dirigido por professores da Unifei. Outras histórias se tornarão videodocumentários. 

As produções buscarão ampliar a figura do pesquisador para além dos laboratórios destacando também a sua relação com aspectos culturais de Minas Gerais. 

O projeto também prevê oficinas on-line abertas para pesquisadores conciliando prática e teoria sobre comunicação transmídia, redes sociais, podcasts, comunicação pública da ciência e Canva. 



Últimas