Projeto para construção de nova creche em Juatuba é iniciado

No escopo da Reparação de Brumadinho, ação vai beneficiar mais de 350 famílias da região 

  • ícone de compartilhamento

A educação infantil em Juatuba, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai receber reforço com nova creche municipal. O projeto para a implantação da unidade escolar teve início autorizado e será custeado com recursos do Termo de Reparação ao rompimento da Vale, em Brumadinho. 

Na primeira fase, serão realizados levantamentos de campo, estudo ambientais e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura, que irão subsidiar a avaliação financeira do projeto. A previsão é a de que o imóvel seja construído em terreno da prefeitura, localizado no bairro Cidade Satélite. 

A creche será projetada dentro das diretrizes do Programa de Necessidades do projeto padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Este modelo visa atender até 376 alunos em dois turnos (manhã e tarde) ou 188 alunos em período integral.

A previsão para execução desta primeira etapa é de nove meses, e o valor estimado R$ 415 mil. A iniciativa será realizada pela Vale. A segunda fase consiste na obra, que será iniciada após a conclusão e a aprovação dos projetos e estudos.

Contexto 

Atualmente, a prefeitura conta com sete creches, com capacidade para atender até 540 alunos da faixa etária de 0 a 3 anos. Mas a demanda no município é maior. Em uma destas unidades, a Creche Arlete Saraiva, por exemplo, a lista de espera conta com 60 alunos, que aguardam vaga. Outros 60 já estudam no local.

A construção da nova escola infantil pretende viabilizar matrícula para mais estudantes do município. A previsão é a de que a unidade seja entregue pela Vale à prefeitura mobiliada e equipada. 

Por fim, a construção da nova creche também é forma de fomentar o desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que gera empregos e movimenta a economia local.

Reparação socioeconômica 

Juatuba é um dos 26 municípios considerados atingidos pelo rompimento das barragens da Vale, em Brumadinho, ocorrido em 25/1/2019, que tirou a vida de 272 pessoas e provocou uma série de danos ambientais, econômicos e sociais.   

O projeto regional “Construção de Creches na Bacia do Paraopeba” é referente ao Programa de Reparação Socioeconômica (Anexo I.3) do Termo de Reparação e foi definido após Consulta Popular, realizada na região atingida. E autorizado pelos compromitentes do Acordo de Reparação –
Governo de Minas, Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DP-MG).

Também estão previstas as construções de unidades de educação infantil em Caetanópolis, Igarapé e Papagaios. Os projetos nestas localidades se encontram em fase final de planejamento.

Atualmente, o município conta com 11 projetos de fortalecimento dos serviços públicos em andamento. A execução das iniciativas de reparação socioeconômica pode ser acompanhada no portal da auditoria da Fundação Getúlio Vargas.  
 



Últimas