Projeto Escola Vacinada supera meta de atualização da cobertura vacinal em Araguari

Secretaria de Estado de Saúde participa de premiação voltada para rede municipal que vacinou 98% dos alunos

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou da premiação do projeto “Escola Vacinada”, iniciado em 2023, em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Educação de Araguari, no Triângulo Mineiro.

Por meio do projeto “Vacina Mais, Minas”, da SES-MG, o Governo de Minas está direcionando R$ 150 milhões para municípios mineiros que aumentarem a cobertura vacinal executando ações extramuros. Ou seja, aquelas realizadas fora das Unidades Básicas de Saúde (UBS), principalmente nas escolas.

A estratégia de vacinação no âmbito escolar é incentivada pela SES-MG para a redução de casos, hospitalizações e óbitos causados por doenças imunopreviníveis.

O governo estadual, pelo projeto “Vacina Mais, Minas”, está destinando R$ 1.092.816,40 para Araguari, para que a cidade execute ações para aproximar gradativamente da meta de 95% de cobertura com vacinação em 80% das escolas.

Prefeitura de Araguari / Divulgação

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, destacou que na cidade a meta do projeto “Vacina Mais, Minas” foi atingida.

“Estou muito feliz em ver os professores aqui da escola junto com a vacinação, trazendo e convencendo familiares da importância da proteção. Araguari já ultrapassou a meta de 95% de vacinação das nossas crianças que estudam em escolas municipais e, por isso, faz justiça a este recurso importante que, desde o ano passado, está chegando aos municípios mineiros”, disse o secretário.

Exemplo

Araguari conta com 36 unidades escolares municipais e tem cerca de 8,6 mil alunos matriculados.

A meta do projeto municipal “Escola Vacinada” é que 95% dos alunos, de cada instituição pública municipal de ensino, apresentassem o cartão de vacinação atualizado para o ano letivo de 2024 no ato da matrícula.

Todas as escolas cumpriram a meta, e o resultado final foi de 98%. Como bonificação, aproximadamente 1,5 mil funcionários dessas escolas receberão remuneração salarial extra, que tem respaldo em legislação municipal.

Todas as 21 Unidades Básicas de Saúde estão envolvidas no projeto, vacinando as crianças nas escolas para a emissão do certificado.

Para o prefeito de Araguari, Renato Carvalho, o projeto municipal está em consonância com as ações estaduais. “Foi um projeto que deu certo e isso nos deixa mais felizes ainda por saber que estamos no caminho certo, junto à política pública aplicada no estado de Minas Gerais. Para 2024, o projeto está mantido e vamos cumprir a meta novamente”.

Comunidade

Sonilda dos Reis da Cunha, diretora do Centro Educacional Municipal Realino Elias Carrijo, que fica no distrito de Amanhece e tem 186 alunos, esteve presente na cerimônia de premiação.

Ela destaca o comprometimento das equipes e da comunidade. “Antes do projeto, fazíamos campanhas junto à Saúde e a comunidade, mas não tínhamos adesão. Agora estamos com 100% dos alunos da nossa escola com o cartão de vacinação em dia”, disse.

O secretário estadual de Saúde também visitou o Centro de Nefrologia e Diálise Doraci e a Santa Casa de Misericórdia, acompanhado do subsecretário de Vigilância em Saúde da  SES-MG, Eduardo Campos Prosdocimi, e do presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), Edvaldo Farias da Silva Filho.

Recursos estaduais para a vacinação extramuros

A vacinação extramuros, que leva imunização para além das unidades de saúde, é parte da estratégia do Estado para que os municípios mineiros possam aumentar a cobertura vacinal, além de controlar e até mesmo erradicar doenças.

A SES-MG está investindo até R$ 1.092.816,40 em Araguari. Soma-se também o Vacimóvel, que é uma van adaptada para que seja um pequeno centro de vacinação itinerante para atendimento às pessoas.

Com o repasse estadual na ordem de de R$ 409 mil, o município de Araguari está em processo de aquisição do veículo equipado com refrigeração, pia para higienização, cadeiras e mesas, além de armários e toda estrutura adequada para que as equipes de vacinação realizem seu trabalho com eficiência e segurança fora das Unidades de Saúde e com conforto e facilidade de acesso para a população.