Projeto do Servas estimula mudança de hábitos e instrui gestantes

Carinho de Mãe oferece 120 vagas em curso para mulheres grávidas e em situação de vulnerabilidade social

imagem de destaque
Palestras do Projeto Carinho de Mãe aborda temas sobre cuidados durante a gestação
  • ícone de compartilhamento

A maternidade, para algumas mulheres, é um dos momentos mais importantes de suas vidas. O apoio e a orientação corretos nesse período são essenciais e indispensáveis às futuras mães para se sentirem seguras e proteger a saúde dos bebês.

Nesta perspectiva a presidente do Serviço Voluntário de Assistencial (Servas), Carolina Pimentel, idealizou o projeto Carinho de Mãe, que chega à sua nona edição, com 120 vagas abertas para gestantes mineiras em situação de vulnerabilidade.

Gestantes durante o curso Carinho de Mãe / Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

O projeto, nasceu e foi desenvolvido quando a presidente do Servas aguardava o nascimento da primeira filha. Com a experiência viu a necessidade de promover o acesso à informação e à troca de experiências para essas gestantes.

“Toda mulher grávida tem o direito de receber orientações sobre a gestação, de esclarecer dúvidas com especialistas e trocar ideias com outras gestantes sobre essa fase tão delicada na vida de todas nós que esperamos um filho. Mas infelizmente a dura realidade e a falta de recursos muitas vezes não permite que isso ocorra”

Carolina Pimentel, presidente do Serviço Voluntário de Assistencial (Servas)

O curso, idealizado em 2015, e realizado em parceria da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), conta com palestras sobre cuidados durante a gestação e com o recém-nascido, zika vírus na gravidez, cuidados e prevenção, importância da vacinação de crianças e do teste do pezinho, entre outros temas.

De acordo com Carolina Pimentel “oferecer informação durante a gestação é o primeiro passo para a cidadania”. O Carinho de Mãe também orienta as gestantes sobre a importância da participação efetiva no atendimento ao recém-nascido.

Alerta, ainda, sobre a importância do exame do pezinho, do teste do reflexo vermelho, da triagem auditiva neonatal e do calendário de vacinação. “Outros pontos trabalhados são o incentivo ao aleitamento materno e repasse de informações que permitam aos pais a efetivação de suas responsabilidades e direitos sociais”, acrescenta Carolina.

A saúde do bebê e da mãe e cuidados básicos antes do nascimento sõa abordados no curso Carinho de Mãe / Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG

“Um projeto que proporciona mudança de hábitos de uma sociedade”. Assim, a tenente coronel Mônica Castelo Branco Savernini, palestrante do último Carinho de Mãe, realizado em parceria com a Associação Feminina de Assistência Social (AFAS), no Centro Materno-Infantil Juventina Paula de Jesus, em Contagem, definiu a ação.

Mônica é dentista e ministrou a palestra sobre a saúde bucal do bebê. “Costumo dizer que passar informação sobre saúde oral antes que o bebê nasça ou tenha dentes é fundamental, especialmente, para a pulverização da informação. Uma mãe passa para a outra, que conta para outra colega e por aí vai. Assim, a gente consegue promover uma mudança de hábito na sociedade”, explica.

A gestante Brenda dos Santos, de 31 anos, à espera de seu segundo filho e já mãe de uma menina, viu no Carinho de Mãe uma oportunidade de se atualizar. “As coisas mudam e uma gravidez nunca é igual à outra. Por isso, achei o curso importante para ficar por dentro do que está acontecendo. Achei muito proveitoso. Superou as minhas expectativas. ”

Instruindo as mães do futuro

A próxima edição do Carinho de Mãe está programada para o dia 10 de agosto, das 8h às 16h30, no Centro Mineiro de Reaproveitamento de Referência em Resíduos (CMRR), na Avenida Belém 40, bairro Esplanada.

O projeto vem sendo realizado em Belo Horizonte e Região Metropolitana. O objetivo, agora, é levar o Carinho de Mãe para o interior do estado. Já estão previstos cursos no Vale do Aço, Sul de Minas e Divinópolis, além de na capital e municípios vizinhos.

Clique aqui e confira os locais onde o Carinho de Mãe foi realizado.

Serviço/Próxima atividade:

Quando: 10 de agosto, das 8h às 16h30

Onde: CMRR (Avenida Belém, 40, bairro Esplanada)

Vagas: 120

Inscrições: podem ser feitas pelo telefone do Servas (3349-2400) ou pelo WhatsApp (97304-0253).



Últimas