Projeto de sucessão rural melhora vida de produtores em Coração de Jesus 

Emater-MG prestou orientação técnica a família de ex-carvoeiro, que hoje produz 400 litros de leite por dia 

  • ícone de compartilhamento

A preocupação com a evasão de jovens da área rural em busca de melhores oportunidades nos grandes centros incentivou a equipe da Emater-MG em Coração de Jesus, no Norte de Minas Gerais, a implantar um projeto de sucessão familiar no campo. Os resultados têm sido promissores, como conta o extensionista rural César Augusto dos Reis. Ele cita o exemplo do produtor Jovino de Oliveira, que depois de trabalhar muitos anos como carvoeiro, conseguiu adquirir uma propriedade, de cerca de 19 hectares, para se dedicar à pecuária leiteira. De uma produção de 15 litros de leite ao dia, agora já consegue ordenhar, junto com a família, cerca de 400 litros diariamente. E os planos são de dobrar a produção, para 800 litros por dia. 

Emater / Divulgação

Para alcançar esses resultados, Jovino diz que foi fundamental a orientação da Emater-MG em relação ao manejo do gado, com indicação de nutrição adequada para o rebanho, além dos cuidados com as matrizes e as crias. Todas etapas importantes para obter um leite de boa qualidade. 

"Com o auxilio da capacitação, as pessoas envolvidas no trabalho tiveram o beneficio do conhecimento. Com isso, houve um ganho direto para a família do senhor Jovino como um todo, que pode entregar um produto de melhor qualidade ao consumidor final", afirma o extensionista da Emater-MG. 

De acordo com César Reis, as ações foram cuidadosamente planejadas e envolveram um Dia de Campo e reuniões entre técnicos e produtores para a socialização das informações. Em outra etapa, foram realizados cursos sobre vários assuntos relacionados ao manejo do rebanho.  

A Emater-MG ainda realizou o projeto agropecuário e o projeto para financiamento de custeio. Como a manutenção dos jovens no campo era um dos principais objetivos da ação, foi adotada a metodologia do Projeto Transformar, que proporciona oportunidades de aprimoramento profissional, produção, trabalho e renda para a juventude rural em suas comunidades. 

Outro foco importante do projeto proposto pela equipe da Emater-MG em Coração de Jesus foi a introdução de reprodutores e vacas de alta linhagem, para o melhoramento genético do rebanho, correção de solo das pastagens e áreas plantadas com forragem, além da adoção de novas variedades de cana e capim, com o objetivo de melhorar a alimentação e, consequentemente, a produtividade do rebanho. Finalmente, ainda para garantir a qualidade do leite produzido, foi feita a aquisição de um tanque de expansão para um adequado armazenamento do produto.  

Na época, como ainda não havia energia elétrica na propriedade, o equipamento foi instalado na associação de produtores do local. Mas, seis meses depois, com a conquista da instalação de energia elétrica e com a quitação dos débitos dos financiamentos, o produtor adquiriu seu próprio tanque de leite e ainda instalou uma ordenha mecânica. Em seguida, diante do crescimento da atividade leiteira, das demandas do comércio e das inovações tecnológicas, os filhos, genros e noras decidiram investir na capacitação como meio de garantir a permanência e o crescimento da bovinocultura leiteira na propriedade. 

Capacitação

"A Emater-MG, o agricultor Jovino de Oliveira e sua família não mediram esforços na busca de novas tecnologias, novas ideias, para melhorar a capacitação dos mesmos. Isso resultou em mais qualidade de vida, com aumento de renda, fazendo com que estes jovens pudessem diminuir a fila do êxodo rural", afirmou César Reis. 

O extensionista da Emater-MG informa que os jovens atendidos no projeto conseguem obter um ganho financeiro de R$ 4 mil por família, ao mês. "Dos cinco filhos, três construíram suas casas próximas à casa dos pais e genros e noras tornaram-se, além de membros da família, colaboradores na rotina de todo trabalho executado na propriedade", concluiu o extensionista. 

 



Últimas