Projeto de incentivo à autonomia chega a mais três regionais

Parceria entre Estado e municípios de baixo IDH vem favorecendo o desenvolvimento de comunidades em vulnerabilidade

Em reunião virtual realizada na manhã desta terça-feira (21/12), a secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, e o superintendente de Segurança Integral Alimentar e Nutricional do órgão, Henrique Carvalho, apresentaram o projeto Percursos Gerais: Trajetória para a Autonomia aos prefeitos e gestores municipais de Cipotânea, Congonhas do Norte e Morro do Pilar, integrantes das regionais Sedese de Curvelo, São João del-Rei e Metropolitana.

Com as participações, o programa alcança todos os 73 municípios de mais baixo IDH-M do estado. As regionais de Teófilo Otoni, Salinas, Diamantina, Montes Claros, Araçuaí, Almenara, Muriaé, Governador Valadares e Timóteo, dos quais os outros 70 municípios fazem parte, já assinaram o termo de cooperação que formaliza a parceria entre o Estado e o município para implementação do programa.

Iniciativa do Governo de Minas para combater a vulnerabilidade de famílias nas cidades de menor IDH-M do estado, o Percursos Gerais estimula e capacita as pessoas em direção à autonomia.

Desenvolvimento

Neste primeiro contato, os prefeitos e servidores que atuam com assistência social nos municípios conhecem as linhas gerais do programa e sinalizam o interesse na adesão. Em uma segunda etapa, a secretária Elizabeth Jucá e equipe técnica da Sedese vão até os municípios para detalhamento do projeto e assinatura do termo de cooperação. Os trabalhos começam, efetivamente, com o diagnóstico das vulnerabilidades do munícipio para elaboração de um plano de desenvolvimento local.

Elizabeth Jucá reafirmou a importância do envolvimento dos agentes locais para o êxito do Percursos Gerais. “É uma construção coletiva. A parceria com a gestão municipal é fundamental para o desenvolvimento conjunto de um plano de desenvolvimento social para a cidade fazer a transição de vulnerabilidade para a autonomia das famílias”.

O superintendente de Segurança Integral Alimentar e Nutricional da Sedese, Henrique Carvalho, ressaltou o papel das regionais na articulação entre os governos estadual e municipais para se alcançar o objetivo de incentivar o desenvolvimento das cidades e autonomia às famílias.

Os diretores das regionais Sedese envolvidas, Everaldo Pereira dos Santos (Curvelo), Manoel Rodrigues Afonso (Metropolitana) e Egberto Rezende de Melo (São João del-Rei), e os integrantes da Diretoria de Projetos Especiais da Sedese (DPE/Sedese), Jonathan Souza e Flaviana Lopes, também participaram da reunião e se colocaram à disposição dos municípios para esclarecer dúvidas sobre o programa.