Projeto de capacitação em moda chega a mais cidades do Norte de Minas

Trajeto Moda será realizado em Pedras de Maria da Cruz e Bonito de Minas, com aulas de corte e costura para mulheres em vulnerabilidade social

Mais vidas transformadas por meio da moda. É com essa perspectiva que duas cidades do Norte do estado iniciaram, em 8 e 9/5, o projeto Trajeto Moda. São 12 vagas oferecidas em Pedras de Maria da Cruz e dez em Bonito de Minas. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), realizada pela Subsecretaria de Trabalho e Emprego (Subte). O projeto usa metodologia inédita para qualificar mulheres socialmente vulneráveis para o mercado da moda, um dos setores que mais gera empregos no Brasil.

O Trajeto Moda também propõe ações contínuas e autossustentáveis para desenvolver autonomia, cidadania e independência financeira das participantes. As aulas são executadas pelo Senar,  com apoio das prefeituras municipais, e foram planejadas para promover, além da qualificação, inserção produtiva e empoderamento feminino. A missão é a transformação pessoal de mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade social.

Repercussão

Amélia dos Santos, de 60 anos, uma das contempladas em Bonito de Minas, conta que quase não dormiu com as mil expectativas e planos com o Trajeto Moda. “Agora, com esse curso, estou sonhando com as possibilidades. Muito feliz de poder participar. Sabe o que eu sonho?! Participar da São Paulo Fashion Week, uma negra de 60 anos ocupando aquele espaço, é isso que eu quero. Quero que minha netinha cresça junto comigo, quero deixar para ela esse exemplo, não só para ela, como para as crianças do meu quilombo também”.

Para o prefeito de Pedras de Maria da Cruz, Rodrigo Fernandes, o projeto era o que o município precisava. “As mulheres participantes do Trajeto Moda terão a oportunidade de tecer uma nova história, levando esperança e inspiração a comunidades e familiares”. Já a prefeita Vânia Carneiro, de Bonito de Minas, destaca a importância da iniciativa na cidade. “Não tenho dúvida nenhuma de que esse projeto será um sucesso, porque nossas alunas são especiais, o nosso município é especial e essa  turma que nos apoia da Sedese é muito especial. Saibam que vamos fazer história, é Bonito avançando na capacitação das pessoas” conta Vânia.

O projeto

Idealizado em 2020 e iniciado em 2021, durante piloto em Belo Horizonte, o projeto é executado em cinco etapas, e inclui: capacitações no ofício da costura, cidadania, inteligência emocional, empreendedorismo, produto, mercado físico e digital, liderança, cooperativismo e educação financeira.

O Trajeto Moda é para mulheres em situação de violência doméstica, mães solos ou que vivem em insegurança alimentar. Durante toda a execução do projeto, elas também recebem apoio psicológico.

Segundo a coordenadora do projeto, Wanessa Cabidelli, o Trajeto Moda é o resultado da união do Estado de Minas, do mercado privado e dos municípios. “Somente com essa tríplice aliança está sendo possível ajudar mulheres socialmente vulneráveis do interior de Minas que realmente precisam das oportunidades de trabalho e geração de renda que a indústria da moda oferece. Por meio de metodologias inovadoras que desenvolvemos com apoio de vários profissionais do setor, estamos transformando a vida das participantes do projeto ao construirmos um novo trajeto de autonomia e dignidade para todas.”