Projeto da Regional de Uberlândia vence prêmio nacional sobre Hepatite C

Ações já foram implantadas e apresentaram ótimos resultados para diagnosticar mais cedo a doença

  • ícone de compartilhamento

O envolvimento da Atenção Primária para identificar indivíduos com fatores de risco, durante as visitas domiciliares, e os conduzir para realizar testes rápidos para o diagnóstico precoce e tratamento no momento oportuno das hepatites virais, nos 18 municípios que fazem parte da Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, foi considerada a melhor ideia do Brasil, em seleção de comissão julgadora do XXV Congresso Brasileiro de Hepatologia. O projeto foi o vencedor do Prêmio “Inimigos Número 1 da Hepatite C”.

Crédito: Divulgação/SES-MG

A farmacêutica Andréa Castro, da Regional de Saúde de Uberlândia, responsável por articular a ação, explica que os resultados vieram ao longo de vários meses, após inúmeras discussões e capacitações, envolvimento das equipes de saúde, parcerias e engajamento da população.

“O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, o Núcleo de Redes de Atenção à Saúde e o Núcleo de Atenção Primária se uniram para o trabalho em conjunto. Nas reuniões mensais dos coordenadores municipais de Atenção Primária foi feita a sensibilização. Posteriormente, os Agentes Comunitários de Saúde, enfermeiros e médicos da região foram capacitados em diversos momentos”. Para o projeto prosseguir, o Ministério da Saúde disponibilizou os testes rápidos com a condição de que os técnicos municipais fossem capacitados. “O Núcleo de Redes de Atenção à Saúde promoveu os treinamentos para os municípios para a realização dos testes”, acrescenta Andréa.

“O olhar diferenciado da Atenção Básica em diagnosticar as hepatites virais em pacientes assintomáticos, o emprego correto da metodologia para a realização do teste rápido, a procura da população pelas Unidades Básicas de Saúde e a notificação dos casos positivos no sistema de informação foram fundamentais para o êxito da política pública. Ficamos mais felizes ainda, pois, após cinco anos do início das intervenções, os municípios estão dando continuidade ao projeto”, avalia a farmacêutica.

O trabalho foi inscrito no congresso pela referência técnica em Hepatites Virais da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Geraldo Pereira, ao observar um aumento aproximado de 600% dos casos notificados na região. Em 2015, a Regional de Saúde de Uberlândia notificou mais casos em números absolutos de hepatites virais em comparação com a Regional de Saúde de Belo Horizonte, sendo que a Regional de Uberlândia tem um quinto da população da de BH. “A Regional de Saúde de Uberlândia desenvolveu estratégias que visam ampliar o diagnóstico das hepatites. O aumento das notificações mostra o sucesso da ação”, pontua.

Assista ao vídeo de apresentação do projeto neste link.

XXV Congresso Brasileiro de Hepatologia

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia, é uma parceria entre sociedades científicas com foco na atualização dos especialistas. No Hepato 2019, haverá um curso pré-congresso sobre doença hepática gordurosa não alcoólica, com a participação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Sociedade Brasileira de Dermatologia, e um simpósio conjunto dobre o tema com as sociedades americana e latino-americana para estudo do fígado. O Congresso será realizado entre os dias 2 e 4 de outubro, em São Paulo.



Últimas