Projeto da Copasa ajuda a direcionar mais de R$ 35 mil para instituições filantrópicas

Doação de colaboradores que integram a Unidade de Negócio Oeste é proveniente do imposto de renda

Com o objetivo de auxiliar instituições filantrópicas nos cuidados com a população infanto-juvenil em situação de vulnerabilidade social, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) repassará, no início de 2023, R$ 35.624,17 aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) dos municípios de Araxá, Frutal, Paracatu e Patos de Minas.

O montante foi arrecadado junto aos empregados da Unidade de Negócio Oeste (Unoe) por meio da campanha institucional “Confia em 6%”, promovida anualmente entre os meses de outubro e novembro, e que incentiva os empregados a destinarem parte do seu imposto de renda às instituições filantrópicas. A estimativa é que aproximadamente 10 mil pessoas nas referidas cidades sejam beneficiadas.

“Mais uma vez foi demonstrado o espírito empático dos copasianos. Mesmo com a saída de vários empregados pelo plano de desligamento voluntário incentivado, conseguimos superar o valor arrecadado em 2021”, ressaltou Fernando Correa, supervisor socioambiental da Copasa no âmbito da Unoe.

A presidente do CMDCA de Patos de Minas, Elizete Mundim, também considera positiva a atitude solidária. Por meio de ofício, ela agradeceu à empresa. “É uma importante contribuição ao FIA – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A empresa é uma das que contribuem com o fundo desde os primórdios, possibilitando o desenvolvimento de importantes projetos para as crianças e adolescentes no município”, disse.

“Lembramos que os valores arrecadados auxiliam no desenvolvimento de projetos nas entidades devidamente inscritas e regularizadas no CMDCA, que hoje conta com as seguintes entidades: Amigos da Criança e do Adolescente João e Maria, Amparo Eurípedes Novelino, Apae, Associação dos Deficientes Visuais, Associação Abba Pai em Patos de Minas, Casa da Acolhida, Casa das Meninas, Escolinha Tia Edna, Esperança Azul (Autistas), Posto de Assistência Chico Xavier, Casa da Sopa Tia Euzápia, Associação Vem-Ser, Lar Paulo e Estevão e Rede Cidadã”, afirmou Elizete.

Sobre os CMDCA

Os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) são órgãos paritários, que recebem apoio do Executivo municipal e da sociedade civil, registram entidades que atuam com o referido público e atestam se seus projetos atendem aos requisitos exigidos por lei para receberem a verba.

Sobre o Confia 6%

O projeto foi instituído na Copasa em 2015, para incentivar os empregados a doarem, anualmente, até 6% de seu imposto de renda devido para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA), que é direcionado ao financiamento das políticas públicas de atendimento às crianças e adolescentes.

Desde sua implantação, mais de 100 instituições filantrópicas em Minas Gerais já receberam a verba. Até hoje, aproximadamente R$ 9 milhões já foram destinados a essas organizações em todo o estado. Em 2022, por exemplo, serão destinados mais de R$ 636 mil a 116 instituições de 42 municípios mineiros. No total, 1.111 empregados aderiram ao programa, um aumento de 16,2% em relação ao ano passado.