Projeto Cores do Amanhã transforma escolas estaduais de Paracatu, no Noroeste mineiro

Com o tema “alimentação saudável”, as ilustrações de dois estudantes das Escolas Estaduais Altina de Paula Guimarães e Doutor Virgílio de Melo Franco foram as vencedoras da região

  • ícone de compartilhamento

O projeto Cores do Amanhã transformou escolas estaduais de Paracatu, no Noroeste de Minas. Com o tema “alimentação saudável”, a iniciativa propõe a pintura coletiva de grafite nos muros das escolas públicas. A estudante Delvyn Henrique dos Santos, da Escola Estadual Altina de Paula Guimarães, e o estudante Pedro Henrique Aragão, da Escola Estadual Doutor Virgílio de Melo Franco, tiveram suas ilustrações escolhidas como vencedoras pelo voto popular e pela comissão julgadora, respectivamente, e tiveram as suas obras reproduzidas no espaço escolar. 

Para Delvyn, foi uma grande alegria ter o desenho escolhido como vencedor através do voto popular. “Achei o projeto muito interessante, porque foi uma oportunidade de aprender novas habilidades que eu gosto muito, como desenho e a pintura”, ressalta o estudante. Para ele, ter o desenho exposto em grafite foi algo que nunca imaginou. O escolhido pela comissão julgadora, Pedro Henrique Aragão destacou como foi natural a criação do desenho. “Essa ideia surgiu logo quando o professor apresentou o tema para o desenho, sobre alimentação saudável”, lembra o estudante. 

A mudança no ambiente escolar também foi percebida e relatada por Pedro. “Eu me sinto muito representado. Esse desenho trouxe uma mudança muito legal na minha escola, porque esse muro tinha algumas pichações e agora está com uma arte muito bonita, que foi feita por mim. Muda o ar da escola, da cidade”. 

As escolas vencedoras receberam, como premiação do projeto, um workshop de história e técnicas do grafite, onde os estudantes locais, inspirados nas ilustrações, puderam grafitar os muros da escola, auxiliados por um grafiteiro profissional da região. Isabella Albernaz e Thiago Souto foram os responsáveis pelo workshop para os estudantes das escolas. Os dois sempre tiveram o grafite como hobbie mas, em 2018, o casal decidiu transformar o hobbie também em profissão e, desde então, vem buscando por conhecimento e evolução.

Para Isabella, participar do projeto foi uma experiência única, principalmente por buscarem levar a mensagem do grafite e da arte de rua à frente, “nosso intuito é sempre levar uma mensagem positiva para o meio da arte e ter esse contato mais direto com os alunos é valioso demais”. A troca de experiências foi um ponto abordado pelo casal, pois também aprenderam bastante com os estudantes. Para Thiago, “a experiência foi muito boa, poder passar pra frente o nosso conhecimento e agregar conhecimento aos estudantes. É sempre um prazer poder participar destes projetos”, reforça. 

 


SEE / Divulgação

 

Projeto

O projeto Cores do Amanhã é uma iniciativa cultural, que promove a realização de obras de grafite e está presente em dez cidades. Com inspiração baseada no estudo dos temas alimentação saudável, respeito às diferenças e biodiversidade, este projeto propõe a pintura coletiva de grafite nos muros das escolas públicas. Grafiteiros de cada cidade fazem o papel de monitoria para que os alunos criem suas obras, enquanto os professores exploram os temas nas aulas.

A realização é dividida em seis etapas, iniciando com a apresentação iniciativa aos professores, produção dos alunos, após aplicação da sequência didática e atividades em sala, das ilustrações relacionadas ao tema, votação popular e voto da comissão julgadora para definir as escolas vencedoras e, como premiação, o workshop de grafite, pintura dos muros da escola e o registro das obras grafitadas e as ilustrações em um livro, distribuído gratuitamente para as escolas participantes. 

Em 2023 foram três temas (alimentação saudável, respeito às diferenças e biodiversidade), divididos em nove cidades participantes. Alimentação saudável foi o tema escolhido para Paracatu, onde os projetos das escolas foram os vencedores. 



Últimas