Projeto Chame a Frida, de atendimento a vítimas de violência doméstica, chega a Três Corações

Por meio da atendente virtual, pessoas em situação de violência têm acesso a informações diversas e orientações sobre como agir

Ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher, o projeto Chame a Frida, da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), entra em operação no município de Três Corações, Sul do estado.

O acionamento da Frida é feito via aplicativo WhatsApp, com o número (31) 99363-1497 na cidade. O atendimento é realizado da seguinte forma: a vítima inicia uma conversa e, de forma automática, por meio de mensagens pré-programadas, são realizados o acolhimento e o esclarecimento das principais dúvidas. A atendente virtual ainda pode fazer uma avaliação preliminar do risco, direcionar ou acionar a polícia, além de apresentar serviços disponíveis.

Por meio do chatbot, também é possível agendar horário para comparecimento a uma unidade policial, programar a realização do exame de corpo de delito, obter informações sobre a Lei Maria da Penha e medidas necessárias em caso de violência, além de orientações acerca de procedimentos legais e de proteção.

Durante o evento, a titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Três Corações, delegada Hipólita Brum de Carvalho, ressaltou a importância da implantação do projeto.

“A chegada do Chame a Frida vem para coroar um momento histórico que estamos vivenciando em nossa cidade, que conta com mais de mil dias sem feminicídio, e ainda com a promulgação de duas leis municipais no combate à violência doméstica, que são a casa de apoio às vítimas de violência doméstica e o aluguel social”.

Proximidade

O Chame a Frida é um serviço 24 horas, fácil, rápido e discreto, tornando Minas Gerais pioneira no atendimento virtual ininterrupto por aplicativo.

O objetivo da implantação do projeto é facilitar a comunicação entre mulheres em situação de violência e a Polícia Civil, por meio desse primeiro contato com as vítimas.

A iniciativa compõe a Lei 22.256/2022, que institui a política de atendimento à mulher vítima de violência no estado, e opera em 50 municípios mineiros de diferentes regiões.

A Deam em Três Corações está localizada na Avenida Rei Pelé, 1.350 A, bairro Jardim das Hortênsias, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h.

Homenagem

Na cerimônia de lançamento do Chame a Frida em Três Corações, em 27/10, a PCMG realizou uma homenagem, com a entrega de certificados aos Amigos e Colaboradores da Polícia Civil, reconhecendo a parceria de autoridades do Legislativo Municipal, Estadual e Federal; do Poder Judiciário, do Ministério Público; do Executivo Municipal; das forças de segurança atuantes na região; além de representantes da advocacia e da sociedade civil organizada.

Veja a lista dos participantes da solenidade neste link.