Programa Valora Minas já direcionou mais de R$ 3,1 mi para o Hospital Nossa Senhora do Brasil, em Bambuí

Governador vistoriou a unidade do Centro-Oeste mineiro e se reuniu com prefeitos da região; Série de compromissos foi finalizada em Pratinha, já no Alto Paranaíba

O governador Romeu Zema visitou, nesta sexta-feira (14/7), o Hospital Nossa Senhora do Brasil, em Bambuí, no Centro-Oeste do estado. A unidade filantrópica e sem fins lucrativos participa do programa Valora Minas, lançado nesta gestão do Governo de Minas

O programa Valora Minas prevê o repasse de cerca de R$ 1 bilhão para melhorar serviços hospitalares de Minas Gerais, reduzindo burocracias e ampliando o acesso aos serviços para a população. Na ocasião, Zema destacou avanços para melhorar ainda mais a saúde, principalmente, para o interior do estado.

“Nossa estratégia é fortalecer a saúde do interior, já tivemos casos de um paciente viajar 5 horas para ir a um hospital, isso não pode acontecer. Temos tido muitos avanços na saúde do estado, estamos ouvindo os prefeitos, os consórcios e os hospitais para que possamos trabalhar em conjunto. Nossa expectativa é que até o fim do ano o Samu possa operar em toda Minas Gerais”, disse.

De 2022 até agora, o Governo de Minas já direcionou mais de R$ 3,1 milhões para o município por meio do programa.

Opera Mais, Minas Gerais

Parte do Valora Minas, um dos destaques é o Opera Mais Minas Gerais, que tem o objetivo de ampliar o acesso da população mineira a cirurgias eletivas hospitalares, a fim de reduzir a fila existente no estado.

Somente no primeiro ano do Opera Mais, o governo estadual repassou R$ 180 milhões aos hospitais que participam do programa em Minas Gerais.

A previsão de repasse para 2023 é de R$ 188 milhões. Durante o primeiro ano de execução do programa, foram incentivados mais de 175 mil procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares em todo o estado, representando crescimento de cerca de 20% em relação ao registrado em 2019 (período anterior à pandemia).

Governador presente

A série de compromissos do governador no Centro-Oeste mineiro foi iniciada na quinta-feira (13/7) e concluída nesta sexta. Pela manhã, um fato inédito: Zema foi informado que era o primeiro governador da história de Minas Gerais a visitar o munícipio de Medeiros. Na cidade, ele se reuniu com o prefeito Chiquinho, autoridades e funcionários da prefeitura, para discussão de avanços e demandas regionais.

No início da tarde, já no Alto Paranaíba, o governador esteve em Pratinha, onde se encontrou com o prefeito John Wercollis. O prefeito destacou todos os avanços que Minas Gerais teve desde o início do primeiro mandato de Romeu Zema.

Ainda na cidade, a população pratinhense teve grata surpresa: Zema reafirmou que uma obra que foi muito pedida e aguardada pelos moradores será atendida. A LMG-827, que liga Pratinha a BR-262, será recapeada. “Os recursos já estão garantidos”,  pontuou o governador.