Programa UAI Compartilha é expandido para mais três municípios

Rubelita, Tarumirim e Três Corações assinaram convênio com o Estado para implantação de centrais de atendimento

Mais três municípios mineiros serão beneficiados com o Programa UAI Compartilha, do Governo de Minas. Com a assinatura do convênio com as prefeituras de Rubelita, Tarumirim e Três Corações, vai para oito o número de cidades parceiras que vão implantar centrais de atendimento ao cidadão seguindo o modelo de gestão das Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) oferecerá às prefeituras as orientações necessárias para implementar e gerenciar uma central de atendimento com oferta de serviços públicos. A pasta fará a conexão com os órgãos responsáveis para oferecer atendimento no local, como emissão de documentos, solicitação de seguro desemprego, intermediação de mão de obra, entre outros.

Os municípios são responsáveis por viabilizar a estrutura, os custos operacionais da central e a contratação de pessoal. O convênio tem vigência de 60 meses a partir da publicação, podendo ser prorrogado.

Expansão

Em Três Corações, mais de 80 mil pessoas devem ser beneficiadas com os diversos serviços que serão oferecidos. Em Tarumirim, a medida contempla cerca de 14 mil cidadãos e, em Rubelita, por volta de 8 mil. Além dos três municípios, as cidades de Felício dos Santos e Leopoldina já aderiram ao programa e estão em fase de implantação das unidades. Viçosa, Fronteira e Itabira também já assinaram o termo. Atualmente, Minas Gerais conta com 31 UAIs.

Segundo o superintendente da Central de Canais de Atendimento da Seplag, Reginaldo Carvalho Gonçalves, a eficiência do modelo de gestão empregado nas UAIs tem atraído cada vez mais o interesse das prefeituras em se tornarem conveniadas. Algumas das vantagens apontadas gestor são facilidade no gerenciamento das demandas e otimização dos fluxos.

“Estamos recebendo muitas solicitações de municípios interessados em participar do UAI Compartilha, o que mostra que o modelo adotado pelo Estado no atendimento ao cidadão está cada vez mais assertivo. Um reflexo da qualidade dos serviços é o índice de satisfação das pessoas atendidas em 2020. Mesmo com a redução da capacidade de atendimento e da necessidade de distanciamento social, em função da pandemia, alcançamos um índice de satisfação de 98,55%”, reforça.

A ampliação do programa é um dos resultados do esforço do Governo de Minas em expandir o acesso dos cidadãos aos serviços públicos.

O UAI Compartilha é uma iniciativa do Programa Minas Atende: Transformação dos Serviços Públicos. Municípios interessados em implantar uma central de atendimento no mesmo modelo de gestão das UAIs devem fazer a solicitação eletrônica, por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI!MG). Outras informações podem ser consultadas neste link.