Programa Jovens Mineiros Sustentáveis quer mais mobilização de participantes em 2024

Objetivo neste ano é alcançar marca de 110 cidades agregadas à iniciativa; parceria com municípios é fundamental para melhoria da qualidade ambiental

Semad / Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou, nessa quinta-feira (25/1), a reunião de início de um dos seus mais importantes programas de educação ambiental, o Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) de 2024.

Dentre as novidades, a ação promoverá o maior engajamento e mobilização dos gestores municipais responsáveis pelo programa e de diretoras escolares.

Em 2024, foram selecionados, por meio de edital, 34 novos municípios para ingressar no programa. No total para este ano, são esperados 110 municípios participantes.

O programa tem caráter contínuo e, a cada ano, poderá ser lançado novo edital para agregar outros municípios e ampliar a atuação no território mineiro.

“A parceria com os municípios é o que nos move e nos inspira a promover a educação ambiental de forma cada vez mais transformadora e relevante para a melhoria da qualidade ambiental dos municípios”, afirmou a diretora de Educação Ambiental da Semad, Maristela Rodrigues.

Para este ano, explica Maristela Rodrigues, novas melhorias pedagógicas foram inseridas, considerando sempre o retorno recebido dos municípios e os objetivos de adequar o programa à realidade local. “Nessa reunião, também foram apresentadas as diretrizes para a execução das atividades, além de alinharmos sobre as responsabilidades dos municípios e da Semad”, relatou.

Iniciativa

O Jovens Mineiros Sustentáveis é desenvolvido pela Semad, por meio da Subsecretaria de Gestão Ambiental e da Diretoria de Educação Ambiental, em parceria com secretarias municipais de educação e de meio ambiente. O público-alvo inclui os gestores locais, os diretores, os professores e os alunos do ensino fundamental da rede municipal.

O JMS oferece capacitação para os gestores, diretores e professores, por meio de curso de ensino a distância (EAD) com o tema “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. Além disso, proporciona atividades teóricas e  práticas de educação ambiental, com ênfase ao estímulo da redução do consumo de água e energia, na residência dos alunos e nas escolas.

Em 2024, as temáticas a serem trabalhadas são “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”; “Cidadania Ambiental voltada para preservação e consumo consciente da água e Energia”; “Bem-Estar Animal”; “Resíduos Sólidos” e “As florestas e o clima”.

O subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Soares de Melo Franco, parabenizou todos os participantes das escolas que, segundo ele, são a ponta do trabalho e enfrentam os desafios em busca de uma sociedade melhor e um meio ambiente mais saudável. “Teremos grandes marcos ao longo do ano como a Semana da Água, do Meio Ambiente e Florestal”, lembrou.

“A equipe técnica da Educação Ambiental da Semad está à disposição para essa tarefa importante que é apoiar os municípios na missão de levar a educação ambiental aos alunos da rede pública, e essa reunião é uma explicação sobre como será a execução do programa no ano de 2024”, afirmou a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho.

Em 2023, foram 104 municípios participantes do JMS, que somaram 182 escolas. 323 turmas tiveram práticas de educação ambiental durante todo o ano, beneficiando 6.483 alunos, além dos gestores locais que poderão aplicar os novos conhecimentos adquiridos, em sua área de atuação.

Participaram virtualmente cerca de 100 pessoas entre gestores municipais, professores e diretores de escolas dos municípios participantes.

IDE-Sisema

Os municípios integrantes e a localização das escolas participantes do programa estão disponíveis na Plataforma de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídriccs (IDE-Sisema). Após a indicação das escolas participantes pelos municípios selecionados, a camada referente ao Jovens Mineiros Sustentáveis ano-base 2024 também estará disponível na plataforma.

• Para acessar a camada referente ao Jovens Mineiros Sustentáveis, basta acessar o link e, no menu à direita da tela, clicar na pasta “Educação Ambiental” e depois em “Jovens Mineiros Sustentáveis”:
    idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis
  • Clique aqui para obter mais informações sobre o programa Jovens Mineiros Sustentáveis.