Profissionais de escolas estaduais mineiras concluem reunião de ações e objetivos nesta quarta

Ano escolar na rede estadual teve início nesta semana. Equipes se preparam para receber os alunos nas salas de aula

Ano escolar teve início para todas as 3.625 unidades escolares em Minas Gerais

O ano escolar da rede estadual de ensino de Minas Gerais já começou. Professores, diretores e seus analistas e auxiliares de serviço estão reunidos para, na quarta-feira (6/2), concluírem o alinhamento de ações e metas para os 200 dias letivos do Calendário Escolar. A expectativa é que, a partir do dia 7/2, todos já estejam prontos para dar as boas-vindas e o devido acolhimento aos alunos no início das aulas.

A Escola Estadual Padre Camargos, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte,atende cerca de 1.500 alunos dos anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. A diretora, Márcia Antônia Ferreira, aproveitou o encontro para realizar rodas de conversa com os profissionais dos três turnos e promover debates sobre temas relevantes que devem ser inseridos no cotidiano da comunidade escolar.

Segundo a diretora, a equipe vem trabalhando em rodas de conversa e reuniões de preparação para que a equipe possa, ao longo do ano letivo, incentivar discussões importantes sobre preservação do meio ambiente e da água, por exemplo.

"Vamos abrir uma série de debates interessantes com toda a comunidade para promover a reflexão dos jovens, dos nossos funcionários e das respectivas famílias sobre o nosso papel na sociedade, a responsabilidade dos nossos atos e importância de se preocupar com outras vidas", afirma Márcia. Outro propósito é abrir as portas para os pais dos alunos, principalmente para os de anos iniciais do ensino fundamental, para que conheçam a escola, os professores e demais profissionais.

Para o início do ano letivo, os profissionais da Padre Camargos receberão os estudantes com a apresentação da banda da Guarda Municipal de Contagem.

“Gostamos de espalhar a alegria no nosso ambiente escolar. Por isso, por meio de uma das muitas parcerias que temos, conseguimos trazer a banda para tocar para os jovens. Como os pais dos estudantes mais novos às vezes ficam inseguros, sempre os recebemos para tirar as dúvidas e mostrar nossos espaços. Para todos, estudantes e familiares, apresentamos nossos profissionais. Acreditamos que essa é uma forma mais humanizada, acolhedora e amigável de iniciar um ano letivo”, explica Márcia.

Na Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio, no município de Itabira, o diálogo também foi a tônica do alinhamento de objetivos, ideias e propostas entre os servidores. Nesta unidade escolar, que atende cerca de 1.200 estudantes dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e educação integral e integrada, nos três turnos, os profissionais iniciaram a série de reuniões de acolhimento que serão realizadas para definições e explicações sobre o funcionamento escolar e sobre o projeto pedagógico.

“Aproveitamos a oportunidade deste primeiro encontro para nos apresentarmos, já que há novos colegas neste ano, e também para passarmos mensagens positivas uns aos outros, para iniciar o ano com disposição e leveza", conta a diretora da escola, Sheila Carla Costa. "Falamos sobre distribuição de aulas, formação de turmas, horários dos turnos e expliquei sobre cada uma das modalidades que oferecemos", complementa. Nas sequência, conclui a diretora, "teremos o planejamento anual das etapas e propostas de trabalhos e projetos a serem desenvolvidos ao longo de 2019, além de, é claro, esclarecimento de dúvidas que podem surgir à medida que passamos as informações”.

Para receber os alunos, a escola realiza o processo de apresentação de toda a equipe e cada professor fica responsável por desenvolver dinâmicas entre os estudantes, tanto para apresentação quanto para passar informações importantes, como normas disciplinares. “É fundamental que esse processo de professores conhecerem alunos e vice-versa aconteça de uma maneira descontraída, leve e com respeito mútuo. Até porque, na nossa escola, sempre preservamos o diálogo e a troca de ideias”, afirma Sheila.

O ano escolar teve início para todas as 3.625 unidades escolares em Minas Gerais nessa segunda-feira (4/2).