Professor da rede estadual de Minas é medalhista em Campeonato Sulamericano de Atletismo

Alain Silva conquistou três medalhas durante competição no Peru e incentiva seus alunos a levarem uma vida mais saudável por meio de atividades físicas

  • ícone de compartilhamento

Arquivo pessoal

A prática esportiva não apenas promove a saúde física, mas também desempenha um papel importante na educação, cultivando valores como disciplina, trabalho em equipe e superação.

É nesse sentido que Alain Silva, professor de Educação Física na Escola Estadual Doutor Ovídio de Andrade, em Ipatinga, da Superintendência Regional de Coronel Fabriciano, foi destaque ao conquistar 3 medalhas no 21º Sulamericano de Atletismo Master de Pista e Campo, realizado de 18 a 26/11 em Lima, no Peru.

Especialista em lançamento de martelo e lançamento de martelete, Alain já praticou todas as modalidades de arremesso e lançamentos do atletismo: arremesso de peso, lançamento de dardo, lançamento de disco, lançamento de martelo e lançamento de martelete. Em outubro deste ano tornou-se campeão brasileiro em Recife, o que o qualificou para o Sulamericano de Atletismo.

Na sua estreia no Peru, conquistou a medalha de prata no Pentatlo de Lançamentos, prova que engloba as cinco modalidades mencionadas acima, obtendo a segunda posição na pontuação total após as cinco modalidades.

As medalhas de ouro foram alcançadas nas modalidades de lançamento de martelo e lançamento de martelete.

Praticando atletismo há 25 anos, Alain começou por convite do seu professor de Educação Física para representar sua escola em um campeonato escolar regional.

Em 2000, foi campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) no Rio de Janeiro. Hoje, incentiva seus alunos a adotarem um estilo de vida mais ativo e saudável através da prática de atividades físicas.

“Desde que iniciei minha carreira de professor na rede pública estadual, tenho dedicado a incentivar meus alunos na adoção de um estilo saudável por meio da prática de atividades esportivas e recreativas. Ao longo destes anos tive a felicidade de colher bons frutos. Tenho alunos que se tornaram medalhistas estaduais e nacionais, e tenho muito orgulho de minha ex-aluna hoje ser a professora de atletismo dos atletas de iniciação de um importante clube da região do Vale do Aço, inclusive treinando crianças que são meus alunos na escola”, afirma o professor.

Há alguns anos, movido pelo desejo de enriquecer a vida dos alunos introduzindo-os ao mundo esportivo, Alain levava alguns estudantes à pista de atletismo da Usipa, em Ipatinga, proporcionando a eles a oportunidade de treinar.

Sobre o campeonato

O 21º Campeonato Sulamericano de Atletismo atraiu atletas de toda a América do Sul e países convidados, englobando diversas provas, desde corridas até saltos, arremessos e lançamentos.

Com a participação de 1.289 atletas, a equipe brasileira conquistou o 3º lugar no quadro geral de medalhas, acumulando 83 ouros, atrás da equipe do Chile (169 ouros) e da equipe anfitriã, Peru (173 ouros).



Últimas