​​​​Primeira escola de saúde pública estadual do país, ESP-MG completa 76 anos

Ao longo dos anos, mais de 365 mil alunos já foram qualificados pela instituição, em 850 cursos disponibilizados

  • ícone de compartilhamento

ESP-MG / Divulgação

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) completou, nesta sexta-feira (3/6), 76 anos de fundação. A unidade, que tem a Educação Permanente em Saúde como referencial político-pedagógico, trabalha para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da produção e divulgação de conhecimentos junto a usuários, trabalhadores e gestores, além de ações educacionais e de pesquisa.

Nessas mais de sete décadas de atuação da ESP-MG, 364.663 alunos participaram das ações educacionais e 850 cursos já foram desenvolvidos. Deste total, fruto de investimentos mais recentes para acesso à formação, 43.020 alunos matricularam-se em atividades na modalidade de educação a distância (EAD), em 14 cursos. 

A diretora-geral da Escola de Saúde, Mara Tanure, destaca os diversos desafios vividos e o máximo esforço da instituição para estar realmente ao lado dos trabalhadores do SUS. "O que chama a atenção é o fato de que, muitas vezes, pessoas que já participaram de cursos na ESP, e que são profissionais do SUS, vêm buscar a escola para parcerias, dizendo o quão importante a escola é para elas", conta. "O que não falta é motivação para trabalhar em uma instituição que faz tanto sentido para a saúde pública e que, realmente, abre caminhos para o fortalecimento do SUS", completa.

Escola de Governo 

A ESP-MG é uma instituição vinculada tecnicamente à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e faz parte, juntamente com a SES, do SIstema Estadual de Saúde. Também são integrantes Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Fundação Hemominas.

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais se configura como uma Escola de Governo, que são instituições criadas e mantidas, pelos poderes públicos estadual e municipal, para a formação e desenvolvimento de servidores públicos, visando à melhoria dos serviços prestados à população. Para tanto, é necessário o credenciamento junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

A ESP-MG está habilitada junto ao CEE para disponibilizar cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, desde 2005. Com isso, promove o fortalecimento da capacidade e da qualidade de governo em saúde no contexto do SUS em Minas Gerais, por meio da formação de trabalhadores e gestores para o sistema de saúde; do apoio ao desenvolvimento de políticas de saúde; da articulação entre o ensino e o trabalho em saúde fundamentado pela educação permanente em saúde; e do fomento à pesquisa estratégica e à articulação desta com os serviços de saúde, entre outras ações. 

A instituição mineira também faz parte das Redes Brasileira de Escolas de Saúde Pública e Nacional de Escolas de Governo.

Cursos

A ESP-MG tem longa tradição na formação de sanitaristas. A primeira edição do curso de especialização em Saúde Pública foi realizada em 1947, um ano após a criação da instituição. Naquela época o Brasil enfrentava surtos de esquistossomose e ancilostomose (amarelão).
​​​​​​
Além da especialização em saúde pública, são oferecidas as de direito sanitário, comunicação e saúde e de saúde mental. Há também os cursos técnicos, de aperfeiçoamento e de qualificação livres (como os direcionados a agentes comunitários de saúde e a agentes de combate a endemias) e de qualificação da gestão do SUS. Além desses, a Escola de Saúde promove capacitações em saúde, presenciais e a distância, em áreas como sistema prisional, controle social, formação docente, vigilância sanitária, entre outras.

Lidiana Silva Guimarães é assistente social e atua na equipe de saúde mental do município de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Atualmente, cursa a Especialização em Políticas de Saúde Mental e Atenção Psicossocial na ESP-MG. Ela lembra que, há alguns anos, também participou de um curso livre da escola, voltado para referências técnicas em saúde mental. A atividade foi importante, segundo Lidiana, para mudar perspectivas profissionais. A experiência foi, ainda, incentivo para participar de novo processo seletivo, desta vez para a especialização.
​​​​​​

ESP-MG / Divulgação


“Minha experiência na ESP tem sido valiosa, porque é um espaço de troca e aprendizados importantes para minha atuação profissional. Posso dizer que a Escola se compromete, não só com a contribuição e formação profissional, mas sobretudo com a pessoal. Tenho certeza de que, ao sairmos daqui, sairemos mais conscientes quanto à humanização do trabalho, considerando então o sujeito como ponto de partida”, enfatiza.

Saúde em Rede 

Mesmo com a pandemia de covid-19, a ESP está desde 2020, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), conduzindo o processo de expansão do Projeto Saúde em Rede. A instituição é responsável pelo desenvolvimento dos projetos educacionais, que envolve revisão e adaptação de conteúdo, produção de material didático e organização das capacitações, além do acompanhamento das etapas junto aos participantes das oficinas de qualificação.

Como parte desse projeto, a escola preparou o curso na modalidade EAD de “Saúde em Rede: Organização do Cuidado em Rede”, que capacitou 6.636 alunos. Em relação às ações presenciais descentralizadas, a ESP-MG qualificou, na primeira onda de expansão do projeto, 3.353 alunos e, na segunda onda, 4.196. Entre ações presenciais e a distância,  foram 14.185 profissionais qualificados, abrangendo 415 municípios do estado. 

Repositório institucional

Para divulgar a produção de conhecimento da Escola, reforçando sua natureza como instituição de Ensino, Pesquisa e Ciência e Tecnologia, a Escola de Saúde Pública conta com o selo "Editora ESP-MG", que é nomenclatura para classificar as publicações feitas pela instituição. Em 2022, até o momento, já foram produzidas duas publicações: “Diretrizes Estaduais da Linha de Cuidado da Disfunção Temporomandibular na Rede de Atenção à Saúde Bucal/ SUS-MG" e a lançada nesta sexta-feira (3/6), “Saúde e Trabalho no Sistema Prisional”. 
​​​​​​
O Repositório Institucional da Escola disponibilizada a produção intelectual da instituição, para acessá-lo, clique aqui



Últimas