Primeira empresa do Aeroporto Industrial dá início a processo de instalação

Expectativa do projeto é aumentar a competitividade no contexto internacional e atrair investimentos para o país

imagem de destaque
Entre outros objetivos, o Projeto Aerotrópole possibilita a inserção competitiva de Minas na economia mundial
  • ícone de compartilhamento

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, anunciou a primeira empresa que irá operar dentro do Aeroporto Industrial, um projeto inédito no país que será inaugurado em breve. A Clamper é fabricante de itens eletrônicos e, até então, tinha sua unidade fabril em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O Aeroporto Industrial é um projeto que tem o objetivo principal de aumentar a competitividade das empresas brasileiras no contexto internacional e atrair investimentos externos para o Brasil.

O primeiro aeroporto no gênero no Brasil conta com uma área disponível de 750 mil metros quadrados. O número de empresas que poderá abrigar depende da área que cada uma demandará. De toda forma, há uma expectativa de atração de cerca de 250 empresas, ao longo dos próximos anos, o que tende a gerar milhares de empregos e renda. O projeto contempla áreas comuns, como vestiário, business center, refeitório, entre outros.

Segundo Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport, administradora do aeroporto, assim como a Zona Franca de Manaus foi uma iniciativa inovadora na década de 1960, o Aeroporto Industrial é um projeto pioneiro em Minas que refletirá, principalmente, na consolidação de um ecossistema de desenvolvimento e atração de empresas para toda a região do Vetor Norte e Metropolitana de Belo Horizonte.

“Temos potencial para receber investimentos privados da ordem de R$ 3,5 bilhões nos próximos anos, considerando a soma dos valores de cada uma das empresas que aqui se instalarem. Estamos em uma região estratégica, com localização geográfica privilegiada, que favorece a consolidação de um hub de negócios na região”, avalia.

Aeroporto industrial

O Aeroporto Industrial faz parte do Projeto Aerotrópole Mineira, gerenciado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). O principal objetivo é estabelecer uma visão inteligente de ocupação do solo com governança ambiental, infraestrutura customizada, com a premissa de que o crescimento econômico é impulsionado pela mobilidade de negócios de base tecnológica. A aerotrópole, definida como uma região econômica urbana centrada no aeroporto, constitui a base da política de diversificação econômica e para a agregação de valor da economia mineira.

O Projeto Aerotrópole fortalece a logística e segurança das operações, aumenta a importância das empresas brasileiras no contexto internacional e possibilita a inserção competitiva do Estado de Minas Gerais no cenário econômico mundial.

O Aeroporto Industrial é destinado, principalmente, à instalação de empresas que tenham como foco principal a exportação de produtos manufaturados, utilizando matérias-primas importadas em seu processo produtivo. Ao manufaturar seus produtos dentro do Aeroporto Industrial, as empresas terão os benefícios das isenções fiscais quando exportarem seus produtos acabados. Além disso, terão a facilidade de importar matérias-primas e exportar sua produção utilizando o modal aéreo para acessar mercados internacionais e nacionais de forma rápida, eliminando o custo e o risco com o transporte rodoviário em seus processos logísticos.



Últimas