Previsão do tempo para Minas Gerais nesta sexta-feira, 17 de novembro

Boletim do Instituto Nacional de Meteorologia - Belo Horizonte

  • ícone de compartilhamento

Sexta-feira (17/11) será mais um dia com temperaturas elevadas, baixos índices de umidade à tarde e temporais entre o fim de tarde e à noite em grande parte de Minas Gerais. Entretanto, a disponibilidade de umidade em médios níveis da atmosfera, aliada a configuração dos ventos em altos níveis da atmosfera, favorecem a formação de temporais, de forma isolada, na faixa Oeste, na área Central, Sul e Zona da Mata. Lembrando que depois de uma tarde quente, estes temporais apresentam fortes rajadas de vento, muitos raios e pode haver queda de granizo. 

Céu claro a parcialmente nublado com névoa seca à tarde e pancadas de chuva e trovoadas isoladas no fim de tarde e noite no Noroeste, Central, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana. Demais regiões, céu claro com névoa seca.

Onda de calor

A onda de calor começa a enfraquecer no fim de semana. No domingo, as regiões Central, Sul e Oeste do estado já apresentarão reduções das temperaturas máximas, encerrando na segunda-feira (20/11/2023). A partir da segunda-feira, as pancadas de chuva passam a ocorrer em todo o estado.

Em relação a estação chuvosa, considerando a ocorrência da onda de calor e a irregularidade persistente entre o fim de outubro e início de novembro, torna-se evidente o atraso do período chuvoso 2023/2024, ou seja, a estação chuvosa ainda não se estabeleceu em Minas Gerais, nem nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do país.

Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 



Últimas