Presidente e vice-presidente do Ipsemg tomam posse em solenidade simbólica na Cidade Administrativa

Cerimônia reuniu autoridades do Governo de Minas Gerais, servidores do Instituto e familiares

O presidente do Instituto de Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), André Luiz Moreira dos Anjos, e o vice-presidente, José Carlos da Silva, tomaram posse, em solenidade simbólica, na segunda-feira (3/7). O evento aconteceu na Cidade Administrativa de Minas Gerais, na presença de autoridades do Governo de Minas, da diretoria executiva e servidores do Instituto, familiares do presidente, entre outros convidados.

Ipsemg / Divulgação

Na abertura foi realizada uma breve apresentação sobre a história do Ipsemg e a trajetória dos novos gestores. Na sequência, André Luiz Moreira dos Anjos e José Carlos da Silva assinaram os termos de posse perante a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Luísa Barreto.

Entre as autoridades convidadas estavam: o secretário Geral do Estado, Marcel Dornas Beghini e a chefe de Gabinete da Secretaria Geral, Gerlainne Cristine Diniz Romero Lopesa; o secretário de Estado de Fazenda, Gustavo Barbosa e o chefe de Gabinete da Fazenda, Reges Moises; a secretária Adjunta de Saúde (SES), Poliana Cardoso Lopes e a chefe de Gabinete da SES, Marina Queirós Cury; a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação (SEE), Ana Costa Rego, representando também o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga de Oliveira; a presidente da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Renata Leles; a ex-presidente do Ipsemg, Jomara Alves da Silva, e o superintendente da Fundação Hospitalar São Francisco de Assis e ex-diretor de Saúde do Ipsemg, Leonardo Tadeu Brescia.

Homenagens aos novos gestores do Ipsemg

Colega de trabalho em anos anteriores na gestão do Ipsemg, Jomara Alves, abriu as falas entre os convidados. Ela enalteceu o profissional André dos Anjos e ainda ressaltou a importância do Instituto para Minas Gerais. “Eu tenho certeza que o André assumirá uma excelente gestão dentro do Ipsemg, ele é um profissional brilhante e maravilhosamente competente. Estou muito orgulhosa em vê-lo nesta posição. O Ipsemg é uma instituição de extrema importância para o Estado, para todos os servidores e familiares, tanto na previdência quanto na saúde”.

Em seguida, o secretário Geral do Estado, Marcel Beghini, reforçou, aos presentes, sobre a trajetória de André dos Anjos no serviço público, à frente de outras instituições, e seu posicionamento perante os desafios e cargos assumidos: “Todo mundo que já atuou com o André sabe da sua qualidade técnica, do seu equilíbrio emocional e das condições que possui para chefiar esse instituto tão importante. Sendo assim, gostaria de destacar que o Ipsemg está em ótimas mãos. Vamos ter um período muito feliz nessa gestão”. O secretário finalizou a fala desejando boa sorte a ambos os empossados e agradecendo em nome do governador e do vice-governador o trabalho de todos no Ipsemg.

A secretária Luísa Cardoso Barreto parabenizou o presidente e o vice-presidente pela posse e manifestou que é um desejo do Governo, fortalecer o Ipsemg nos próximos anos para que seja uma ótima instituição para quem trabalha nele e para as 900 mil vidas beneficiadas.

“Este momento de posse ao André, como presidente do Ipsemg, é uma alegria enorme. Esse momento é uma coroação pelo trabalho que ele vem desenvolvendo ao longo de muitos anos, sem contar que é um profissional de uma competência reconhecida por todos. Ele é um exemplo para todos nós, um servidor comprometido e que entrega resultados, além de atuar com muito cuidado e carinho”.

Luísa Barreto ainda ressaltou ao dizer que “o que sempre me chamou a atenção é o carinho que o André tem pelo Ipsemg, e esse carinho vai permitir que ele faça um trabalho que eu acredito que será ainda mais brilhante”.

Discurso do presidente

Em discurso, o presidente do Ipsemg, André dos Anjos, contou sobre a sua relação com o Instituto, essa que começou ainda na infância. O presidente nasceu no Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto, em Belo Horizonte, quando o seu pai ainda atuava como fisioterapeuta da instituição e ele frequentava o hospital nas visitas e festas de final de ano.

Ele contou que, em seus 44 anos, pode acompanhar de perto o Ipsemg sendo apoio para inúmeras famílias tanto na assistência à saúde, como na concessão de benefícios previdenciários. “Assim como esse Instituto centenário faz parte da minha história, ele também faz parte da história de milhares de mineiros que precisam dele, seja nos momentos de fragilidade da sua saúde ou de um ente querido”, ressaltou.

Para encerrar o discurso, o presidente assumiu o compromisso de utilizar toda a sua bagagem para contribuir para o engrandecimento do Instituto. “Minha dedicação será para o sucesso do Ipsemg. Eu tenho certeza que esse é o nosso destino, pois tenho a melhor companhia que poderia ter: são mais de cinco mil servidores dedicados a fazer a diferença na vida de 900 mil beneficiários, levando conforto e alento para os nossos colegas servidores públicos e para os seus familiares”, destacou.

A solenidade conduzida pelo mestre de cerimônia e servidor, Ernane Campos, foi transmitida e está disponível no canal do Youtube.