Presidente do BDMG realiza encontros com instituições financeiras mundiais em Madri

Sergio Gusmão apresentou projetos do banco alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e novas oportunidades de negócios

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Divulgação/BDMG

O presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sergio Gusmão Suchodolski, foi um dos palestrantes da 49ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Associação Latino-Americana de Instituições Financeiras para o Desenvolvimento (Alide), realizada de 20 a 22/5, em Madri, na Espanha. Ele apresentou as principais ações do banco para fomento da inovação e do desenvolvimento sustentável em Minas Gerais, destacando a experiência do BDMG em buscar parcerias para projetos que promovam o crescimento da economia mineira.

O encontro reuniu lideranças de grandes instituições financeiras de fomento de diversos países para compartilhar experiências e discutir novas possibilidades de cooperação e financiamento.

Sergio Gusmão detalhou as iniciativas do banco que estão em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), e afirmou que o BDMG está em busca de novas alternativas de financiamento para essas áreas. “Estamos crescendo a nossa carteira de sustentabilidade e de inovação, e buscamos parceiros para levar recursos para Minas Gerais”, disse.

Tais ações fazem parte da Agenda 2030, que tem como objetivo a adoção de medidas urgentes e transformadoras para o desenvolvimento sustentável no planeta. O BDMG está trabalhando para ficar cada vez mais alinhado a essa agenda e, atualmente, emprega recursos em iniciativas que estão em sintonia com os ODS nas áreas de: Indústria, Inovação e Infraestrutura; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Fomento à Agricultura; Emprego Digno e Crescimento Econômico. Além disso, o presidente do BDMG avalia que há oportunidades nas áreas de Energias Renováveis, Saneamento e Resíduos, Cidades Inteligentes e apoio às micro e pequenas empresas.

Parcerias Público-Privadas

Sergio Suchodolski também citou as oportunidades viabilizadas por meio dos modelos de estruturação de PPPs (Parcerias Público-Privadas), concessões e os principais desafios para viabilizar economicamente tais projetos. “O BDMG está em busca de parceiros para financiamento da infraestrutura municipal, seja via municípios ou projetos de concessão e PPPs. Buscamos apoiadores estratégicos para atuação em PPPs, sobretudo em iluminação pública, para financiamento de estudos e projetos técnicos”, afirmou.

Crédito: Divulgação/BDMG

O presidente do Banco mineiro ressaltou, ainda, o empenho da instituição e de seus colaboradores em criar cenários de oportunidades de cooperação com companhias inovadoras, além de investir na transformação digital como estratégia de expansão de sua atuação. O BDMG foi o primeiro banco de desenvolvimento brasileiro a adotar um modelo online de concessão de crédito - a plataforma BDMG Digital.

Durante o evento, Sergio Gusmão também realizou uma série de reuniões com representantes de instituições financeiras internacionais, como o banco de desenvolvimento alemão KFW, a Companhia Espanhola de Financiamento de Desenvolvimento S.A. (Cofides) e o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). O objetivo dos encontros foi discutir parcerias e acordos de cooperação que viabilizem recursos para investimentos em Minas Gerais.

Sobre o evento

A 49ª Reunião Ordinária da Assembleia Geral da Alide tem como objetivo o compartilhamento de experiências e cooperação financeira na América Latina e no Caribe. A Associação é organizada pelo Instituto de Crédito Oficial (ICO), com o patrocínio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID) e outras instituições.



Últimas