Prêmio BDMG Instrumental apresenta show de Pedro Gomes com Toninho Ferragutti

Espetáculo terá, ainda, homenagem ao músico e maestro Letieres Leite, que havia sido convidado para participar da atração

  • ícone de compartilhamento

No dia 10/11, o BDMG Cultural apresenta o segundo espetáculo da série de shows com os músicos vencedores do 20º Prêmio BDMG Instrumental. Desta vez, quem sobe ao palco é o baixista Pedro Gomes e o acordeonista paulista Toninho Ferragutti. Com ingressos gratuitos, que podem ser retirados neste link, a apresentação será às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH), integrante do Circuito Liberdade.

O baixista, arranjador e produtor musical Pedro Gomes apresenta um show com composições jazzísticas influenciadas pela música brasileira. O músico já foi vencedor do concurso Jovem Instrumentista BDMG e semifinalista do 19º Prêmio BDMG Instrumental. Agora, consagra-se como um dos quatro vencedores da vigésima edição da premiação. Seu primeiro disco autoral está em fase de produção, com músicas influenciadas por baião, samba e congado mineiro, além de referências do jazz. 

Convidado da noite, o acordeonista, compositor, arranjador e educador Toninho Ferragutti tem 15 álbuns solo e extensa participação em obras de artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Maria Schneider, Lenine, Spok Frevo, Orquestra Jazz Sinfônica, Osesp, Orquestra Jovem Tom Jobim e Orquestra Versatilis. O músico acaba de lançar o álbum “De Sol a Sol”, com obras inéditas para acordeon e quinteto de cordas.

Homenagem

O show terá uma homenagem ao maestro e instrumentista Letieres Leite, da Orquestra Rumpilezz, que faleceu em 24/10. Antes do convite a Ferragutti, Pedro Gomes havia chamado Leite para tocar no palco. "É uma perda muito grande. A música, a educação, o mundo e a cultura perdem a presença de Letieres, porque sua obra está imortalizada. Ele havia se identificado com a minha obra, com a minha música, por conta das minhas raízes também da cultura afro-brasileira", conta o baixista. 

Na apresentação, Pedro Gomes e Toninho Ferragutti serão acompanhados pelos músicos Alexandre Andrés (flautas), Breno Mendonça (saxofone), João Machala (trombone), Lucas de Moro (piano), Paulo Fróis (bateria) e Samy Erick (guitarra). 

Série

A série de shows do 20º Prêmio BDMG Instrumental começou com o Duo Foz, no último dia 27/10, com Daniel Santiago e Alexandre Andrés como músicos convidados. Em novembro, no dia 24/11, quem se apresenta é o baterista Felipe Continentino, convidando o saxofonista carioca Josué Lopez. O encerramento está previsto para 8/12, com o compositor e violonista Felipe José, em parceria com que terá a clarinetista e compositora Joana Queiroz.

O 20º Prêmio BDMG Instrumental é realizado pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).

Segurança

O Teatro do CCBB está com capacidade reduzida, disponibilizando 183 lugares, em respeito às normas sanitárias vigentes. Para evitar aglomerações, o espaço conta com sinalização nas áreas externas e internas, além de lacre nas cadeiras, indicando os assentos permitidos para manter o distanciamento entre as pessoas. O uso de máscaras, tanto para visitantes quanto para funcionários, será obrigatório. Todos os ambientes serão higienizados diariamente antes da abertura ao público. 

Circuito Liberdade

O CCBB-BH é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Serviço

Shows dos vencedores do 20º Prêmio BDMG Instrumental - Pedro Gomes convida Toninho Ferragutti

Data: 10/11/2021 (quarta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro I do CCBB BH - Praça da Liberdade, 450, Funcionários, Belo Horizonte

Ingressos gratuitos: clique aqui



Últimas